Slide

10/recent/ticker-posts

Pica-pau-de-topete-vermelho é registrado pela primeira vez no Agreste de Pernambuco

O pica-pau-de-topete-vermelho fêmea. Foto: Almir Neves.

Alguns indivíduos da espécie conhecida como O pica-pau-de-topete-vermelho, cujo nome científico é (Campephilus melanoleucos) foram fotografados durante o mês de maio de 2021 em uma área de Caatinga no município de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com o site Wiki Aves, as imagens registradas pelo fotógrafo Almir Neves, foram as primeiras desta espécie na região agreste de Pernambuco. Até então, a espécie havia sido registrada apenas em alguns municípios do sertão do estado.

O pica-pau-de-topete-vermelho é um dos maiores pica-paus do Brasil, mede entre 33 e 38 centímetros de comprimento e pesa entre 181 e 284 gramas. O macho tem a cabeça e topete vermelhos, base do bico com uma mancha branca e nódoa alvinegra subauricular. A fêmea tem o alto e a parte de trás da cabeça pretos e uma larga faixa branca entre os olhos e a base do bico. Faixa branca em cada lado do pescoço indo até as escapulares. Partes superiores pretas com um “V” branco nas costas. Garganta, pescoço anterior e peito negros uniforme. Barriga branco-pardacentas barradas de preto. Ocorrem indivíduos com mancha esbranquiçada nas primárias. Macho jovem com penas encarnadas no alto da cabeça.

O pica-pau-de-topete-vermelho macho. Foto: Almir Neves.

Estas aves vivem aos pares ou em grupos de até 5 indivíduos, arrancando a casca de grandes árvores mortas em busca de larvas de insetos. Também come frutos.

Faz seu ninho escavando troncos de árvores mortas ou palmeiras, chocando 2 a 3 ovos branco e brilhantes.

Postar um comentário

0 Comentários