Slide

10/recent/ticker-posts

Ministério da Saúde vai suspender a compra da vacina Covaxin


O Ministério da Saúde anunciou que vai suspender o contrato de compra da vacina Covaxin ainda nesta terça-feira (29). Em entrevista para a CNN Brasil, o ministro Marcelo Queiroga confirmou a suspensão das negociações intermediadas pela Precisa Medicamentos.

Assinado em fevereiro, o contrato de R$ 1,6 bilhão previa a entrega de 20 milhões de doses da vacina indiana feita pela Bharat Biotech para o Brasil. Nenhuma unidade do imunizante, que ainda não recebeu aval da Anvisa, foi enviada.

Covaxin no Brasil

A compra da Covaxin está sendo alvo de uma investigação do Ministério Público e foi inclusa na CPI aberta no Senado Federal para investigar possível irregularidades do governo durante a pandemia da Covid-19. O valor e a empresa Precisa Medicamentos, responsável por fazer a intermediação, são os pontos mais controversos da aquisição.

Na semana passada, o servidor Luis Ricardo Miranda, chefe de importação do Ministério da Saúde, afirmou em depoimento à CPI que houve uma “pressão atípica” para a compra do imunizante. De acordo o jornal O Globo, um dos sócios da Precisa, Francisco Maximiano, também deve ser ouvido na comissão na quinta-feira.

Apesar de ter a importação aprovada pela Anvisa no início de junho, o órgão permitiu que apenas 4 milhões de doses da Covaxin sejam aplicadas, mesmo com a compra de 20 milhões do pedido original.

Postar um comentário

0 Comentários