Slide

10/recent/ticker-posts

Projeto pretende incluir área de preservação ao perímetro urbano, em santa Cruz do Capibaribe


Extremamente pobre de áreas de preservação nas proximidades do perímetro urbano, o município de Santa Cruz do Capibaribe está prestes a avançar sobre uma das únicas áreas parcialmente preservadas que ainda lhe resta.

A Serra do Exu, uma Área de Preservação Permanente (APP) localizada bem ao lado do Bairro Palestina, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe e muito conhecida por causa do Cruzeiro como ponto turístico, passa por um processo de mudança com um projeto polêmico enviado em caráter de urgência pelo poder executivo à Câmara do município.

O objetivo do Projeto de Lei nº 014/2021 é ampliar o perímetro urbano do município, visando incorporar ao mesmo novas áreas, de interesse social, para o desenvolvimento do município.

Em seu artigo 1º, o projeto de Lei 014/2021 diz que: "Fica incluído no perímetro urbano do município de Santa Cruz do Capibaribe, estado de Pernambuco, a área denominada Unidade de Conservação Serra do Exu, constante nos Mapas no anexo I, da Lei Municipal 1.635, de 13 de abril de 2007, até o limite com o município de Taquaritinga do Norte, estado de Pernambuco".

O projeto de Lei não detalha qual é o intuito de incorporar a área ao perímetro urbano, nem fala sobre benefícios ou prejuízos desta incorporação, mas se sabe que o projeto foi enviado com urgência em meio à polêmica da construção de um grande supermercado atacadista que deverá avançar sobre a Serra do Exu, tendo, provavelmente, que remover rochas e fazer escavações na encosta do morro.

Diante das discussões geradas em torno deste projeto, espera-se que a gestão municipal dê mais, detalhes sobre o mesmo, explicando as pretensões com a mudança, mostrando os impactos ambientais que isso poderia gerar, como as mudanças afetariam a área e se o projeto abre precedentes para que construções avancem cada vez mais sobre a Serra do Exu.

Postar um comentário

0 Comentários