Slide

10/recent/ticker-posts

Quais problemas bucais mais comuns e como tratá-los


Você sabe quais são os problemas bucais mais comuns e por que eles acontecem? Não? Bom, é muito comum que as pessoas nem saibam quais são esses problemas, ou simplesmente não se preocupem que eles possam acontecer.

Entretanto, assim como diversos desses problemas bucais, que são comuns, podem ser “superficiais”, ou seja, serem rapidamente controlados, existem outros que podem ser mais sérios, trazendo problemas para a saúde dos dentes e prejudicando o organismo.

Por isso, neste artigo, falaremos quais são esses problemas mais comuns, entendendo quais são suas causas, sintomas e consequências. Confira!

Acúmulo de placa bacteriana

O acúmulo da placa bacteriana é um dos problemas mais comuns quando falamos de saúde bucal prejudicada.

Por conta da boca ser o primeiro ponto de contato dos alimentos e ser o local onde a digestão começa, por meio da mastigação, é comum que pedaços de alimentos fiquem presos nessa região, especialmente nos dentes.

Quem utiliza aparelhos dentários, como o aparelho invisivel, sabe que isso é ainda mais comum durante esse tipo de tratamento, pois é mais difícil eliminar os alimentos presos nos dentes e na gengiva.

Esses restos de alimentos que ficam acumulados nessa região, servem como fonte de vida de bactérias, que se alimentam o tempo todo desses insumos.

Por isso, acaba se formando uma placa bacteriana nos dentes, especialmente em locais mais difíceis de serem alcançados.

Como dissemos, o uso de aparelhos, como o fixo, móvel ou o aparelho dental invisivel, pode dificultar a escovação e o uso de fio dental, que são práticas fundamentais para retirar esses alimentos.

Nesse sentido, essas pessoas têm que tomar ainda mais cuidado com a formação da placa.
Halitose

A halitose ou o mau hálito, também é um dos problemas bucais mais comuns, até porque tem relação como sintomas de diversas doenças e problemas bucais, tais como:

● Cáries;
● Acúmulo de tártaro;
● Gengivite;
● Boca seca.

O mau hálito pode acontecer por conta da falta de higienização adequada, limpando os dentes e a língua, e também pela falta de estímulo salivar, tendo vista que a saliva é um dos principais limpadores naturais da boca.

Cárie

A cárie, apesar de ser um problema completamente evitável, atinge uma grande parcela da população. Estudos de anos recentes apontam que mais de 2 bilhões de pessoas já tiveram ou têm cáries.

Esse problema consiste na formação de uma massa no esmalte dentário, decorrente da proliferação das bactérias que estão se alimentando e se multiplicando nos dentes.

A massa que se forma é tão forte e resistente, que pode ser apenas retirada através de um procedimento odontológico, com a ajuda dos dentistas.

Ademais, ela pode afetar diretamente a estrutura de um dente, necessitando de algum tipo de tratamento para recuperar, como o uso de lente de contato dental ou até mesmo de algum tipo de implante.
Gengivite e periodontite

Além de problemas que podem acometer os dentes, também existem doenças que atingem outras partes da boca, especialmente a gengiva, como a gengivite.

A gengivite é uma inflamação na região da gengiva, decorrente da má higienização bucal e da falta dos cuidados com a saúde bucal. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, inchaço, dor, febre, entre outros.

Evitar esse tipo de problema é fundamental, principalmente quem planeja fazer algum tipo de tratamento odontológico, como o clareamento dental.

Apesar de não ser uma doença perigosa, o problema está quando ela evolui para periodontite.

Caso as pessoas não cuidem da gengivite, atenuando os sintomas e tratando a doença, ela pode evoluir para uma periodontite, atingindo uma região mais sensível e perigosa, o periodonto. Esse é o tecido responsável pela fixação dos dentes na gengiva.

Caso a doença atinja um patamar muito grave, ela pode, inclusive, causar a perda dos dentes, já que o tecido não consegue sustentá-los. Nesse caso, as pessoas têm que recorrer ao implante dentário, substituindo os dentes perdidos.

Como evitar?

Para evitar a grande maioria dessas doenças bucais, se não todas, basta algumas práticas de rotina e mudanças nos hábitos.

A higienização bucal de qualidade, por exemplo, é um fator determinante para que essas doenças sejam evitadas.

Por isso, é essencial escovar bem os dentes, utilizar fio dental e limpar a boca sempre que possível. Ainda, é muito importante consultar com frequência seus dentistas.

Esses especialistas podem, além de tirar dúvidas, como quanto custa lente de contato dental, dar recomendações sobre hábitos saudáveis, realizar limpeza de rotina e tratamentos mais específicos, melhorando a qualidade dos dentes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Postar um comentário

0 Comentários