Slide

10/recent/ticker-posts

Com um mês sem registrar óbitos de Covid-19, município de Jaqueira anuncia vacinação para adultos a partir de 30 anos

Foto: William Cavalcanti - Prefeitura de Jaqueira.

Há exatamente um mês o município de Jaqueira, na Mata Sul, não registra nenhuma morte por complicações da Covid-19. Conforme o último Boletim Diário desta quarta-feira (30), fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, foi em 27 de maio que Jaqueira teve seu último caso de morte, a vítima foi uma senhora de 65 anos. Até o momento, o município registrou 534 casos confirmados, desses 506 foram recuperados. O levantamento ainda mostra que 36,47% da população já está vacinada com pelo menos uma das doses.

Ridete Pellegrino, prefeita do município, conta que os bons números vem de um trabalho integrado não só dos servidores com a gestão municipal, mas também da conscientização da população. "Entre os vacinados estão os trabalhadores da Saúde e Educação, gestantes, pessoas com comorbidades, deficientes físicos, caminhoneiros, profissionais da limpeza urbana, dos transportes coletivos, da força e salvamento'', detalha Ridete.

HOSPITAL:

O Hospital Municipal de Jaqueira conta com uma ala específica para os casos de Covid-19 e não recebe pacientes graves há quase um mês. No momento, por exemplo, a taxa de ocupação na unidade de saúde é de 0%.

NOVO GRUPO PRIORITÁRIO:

A partir desta quarta-feira (30), Jaqueira passa a vacinar pessoas com idade a partir de 30 anos. Thaís Pellegrino, secretária de Saúde do município, orienta que para receber a vacina, o público deve apresentar documento de identificação original com foto, CPF e cartão do SUS. O agendamento pode ser feito com o agente comunitário ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do morador.

VACINÓMETRO:

Até o último balanço da semana, Jaqueira se destacava na região Mata Sul assumindo o primeiro lugar em vacinação. O município conta com cinco pontos: (PSF 1) Jaqueira, (PSF 2) Frei Caneca, (PSF) 3 Alto da Boa Vista, (PSF 4) Lage Nova e (PSF 5 ) Dorinha Rodrigues. A soma de aplicações da primeira dose é de 3.240, enquanto da segunda dose, o número chega a 1007, diante do intervalo de espera de três meses.

COMBATE:

Na entrada da cidade, uma barreira sanitária vem ajudando o município a frear os casos de Covid-19.No local, há medição de temperatura e higienização das mãos da população. Os pneus dos veículos também são higienizados;

Para quem apresenta sintomas gripais leves ou suspeita da Covid-19, há um centro de testagem;

O município vem utilizando técnicas de sanitização em ruas, com desinfecção química para diminuir o contágio do vírus em alguns prédios da administração municipal, templos religiosos, lojas e ainda domicílios quando solicitado.

MEDIDAS:

A equipe da Saúde acompanha a progressão dos casos de coronavírus registrados na Zona Urbana e Rural do município de Jaqueira. Além de monitorar a quantidade de casos por rua, cada localidade tem o número atualizado em tempo real através do site oficial da prefeitura.

Para avançar com o número de doses, a secretaria de Saúde vem realizando ações pontuais para imunizar a população, houve vacinação na residência para alguns grupos prioritários e também Arraial da Vacinação, além da vacinação nos sábados, dia de feira livre.

Postar um comentário

0 Comentários