Slide

10/recent/ticker-posts

Crises de enxaqueca podem piorar durante o inverno

Especialista explica causa, como prevenir e tratar as crises durante os dias frios.


Com a queda das temperaturas, devido à chegada do inverno, muita gente pode sofrer ainda mais com as dores de cabeça, especialmente quem é vítima da enxaqueca, como explica o clínico geral credenciado ao Cartão São Gabriel, Dr. Antonioni Assis. “Qualquer alteração de homeostase cerebral, como as mudanças climáticas, por exemplo, pode precipitar uma crise”, ressalta.

Isso porque o frio está entre os fatores externos, ligados a condições ambientais, que naturalmente podem propiciar as crises. Durante o inverno, o organismo precisa se adaptar às novas condições de temperatura, sobretudo quando há muitas oscilações em um curto espaço de tempo. De acordo com a National Headache Foundation – fundação líder em conscientização sobre dor de cabeça e enxaqueca – um estudo concluiu que mudanças climáticas foram responsáveis por crises de exaqueca em 21% dos casos.

Por isso, em meio ao inverno, é preciso ter cautela e se prevenir e, caso surjam as crises durante o tempo frio, é recomendado um tratamento seguindo as orientações médicas. “A correção de alguns hábitos já pode ajudar na prevenção, porém, em algumas situações o paciente irá necessitar do tratamento medicamentoso. Para tratar a crise de enxaqueca o médico pode sugerir analgésicos, triptanos e metoclopramida. Ainda existe o tratamento profilático, que é feito com diversas drogas, como betabloqueador e antidepressivo, que são escolhidos de acordo com o perfil do paciente, com duração de 6 meses a 1 ano”, conclui o médico.

Postar um comentário

0 Comentários