Slide

10/recent/ticker-posts

Onda de frio que chega na próxima semana pode ser a mais fria do século no Brasil

A previsão é de que as temperaturas podem chegar a -8, com probabilidade de neve nos estados do Sul e geadas em municípios de São Paulo.


Uma massa de ar frio de origem polar de grande intensidade deve chegar ao Brasil na próxima semana com potencial para ser uma das mais intensas deste século. A previsão é de que as temperaturas podem chegar a -8, com probabilidade de neve nos estados do Sul e geadas em municípios de São Paulo.

A previsão tem sido compartilhada por pelo menos três institutos. A MetSul Meteorologia relata em suas previsões que a sensação térmica em estados do Sul pode chegar a -25ºC, enquanto a temperatura mínima deve ficar em torno de -6ºC.

Climatempo e Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também confirmam as previsões de forte queda na temperatura nos próximos dias. De acordo com o Inmet, as mínimas previstas "em uma ampla área" da região Sul irão variar entre - 6ºC e -8°C na manhã de sexta-feira, 30 de julho. Inmet e Climatempo não detalharam as sensações térmicas, como a MetSul Meteorologia.

Segundo a MetSul, a possibilidade de neve nos pontos mais altos dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul é "altíssima". Em São Paulo, a expectativa é de que a temperatura fique próxima de 0°C, com sensação térmica abaixo de zero e ocorrência de geadas.

Os modelos numéricos analisados pela empresa de meteorologia são preliminares e serão validados nos próximos dias. Se confirmada, a massa de ar frio deve ser muito mais forte do que as duas últimas frentes frias que passaram pelo país, em junho e nos últimos dias.

"Modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia vêm indicando de forma sistemática que será uma erupção de ar gelado muito intensa, mais forte que a de junho e a desta semana, e em alguns momentos chegam a sinalizar uma onda polar de excepcional força com magnitude raramente vista na história recente", informa o instituto.

QUANDO?

O ar polar que vai derrubar as temperaturas deve ingressar no Brasil entre a terça (27) e a quarta-feira (28). Segundo a previsão, o período de quarta-feira até o sábado deve ser o mais gelado, com as temperaturas máximas, registradas geralmente no meio da tarde, muito baixas.

Os meteorologistas do instituto dizem que fenômenos semelhantes tinham sido registrados em julho de 2000 e de 2007. Regiões com altitudes acima de 1.800 m, como o Morro da Igreja (SC), devem ter sensação térmica entre -20°C e -25°C. Já o Rio Grande do Sul deve experimentar até -20°C de sensação térmica, com a mínima nos termômetros de até -5°C.

A MetSul ressalta que, como se trata de um evento previsto para daqui sete ou oito dias, as projeções são preliminares e o cenário não é definitivo.

Postar um comentário

0 Comentários