Slide

10/recent/ticker-posts

Técnica que reduz sessões de Radioterapia chega a Pernambuco

Ultra hipofracionamento diminui em até oito vezes tempo e exposição do paciente ao tratamento.


Os casos crescentes de diversos tipos de câncer em todo o mundo têm gerado uma necessidade de avanços em protocolos de tratamento, equipamentos e medicamentos. Só quem passa ou acompanha um ente querido durante o tratamento sabe como cada evolução é importante para trazer mais conforto físico e emocional ao paciente em sua caminhada para a cura. Uma dessas melhorias está sendo realizada com sucesso no combate ao câncer de próstata, com a adoção de uma nova técnica de radioterapia que permite reduzir de 39 para 5 sessões o tratamento, diminuindo assim o número de vezes que o paciente precisa ir ao serviço de radioterapia para suas aplicações.

A radioterapia é um dos tratamentos mais usados para o combate à doença oncológica. Mais de 60% dos pacientes com câncer precisarão se submeter a ela em algum momento. A radioterapia consiste na utilização de um aparelho emissor de radiações ionizantes, que atua com o objetivo de destruir ou impedir que as células tumorais se proliferem. O número de aplicações necessárias varia de acordo com a extensão, o tipo e a localização do tumor, além do estado do paciente. Mas o protocolo mais utilizado para tratamentos de próstata é o que determina o mínimo de 36 e o máximo 42 sessões, o que pode chegar a até 60 dias de tratamento. "Não é um tratamento fácil, afinal, a pessoa precisa se deslocar para uma clínica diariamente, às vezes necessita se hospedar em um hotel (caso ela não resida em cidades que ofereçam o serviço), há gastos com alimentação, transporte, além de que, nesse momento de pandemia, todo paciente oncológico deve se cuidar para não ser infectado pelo coronavírus. Isso não é bom para uma pessoa que pode estar com a imunidade baixa devido ao câncer, porém seu tratamento deve ser realizado", analisa o médico radioncologista e responsável técnico da Oncoclínicas Radioterapia Recife, Felipe Coelho.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desses pacientes e com o avanço tecnológico que tivemos nos últimos anos foi desenvolvida a técnica de ultra hipofracionamento, por meio da qual é possível aumentar as doses de radiação e diminuir o tratamento para apenas 5 dias. Nesse novo formato, que envolve alta tecnologia e é oferecido em Pernambuco pela Oncoclínicas Radioterapia Recife, a radiação é aplicada de forma mais precisa, poupando ao máximo outras áreas ao redor do tumor. "Quando o paciente se encontra com o reto e/ou bexiga muito cheios ou vazios, a próstata pode se movimentar e mudar de lugar, por isso, algumas vezes a radiação pode atingir outras áreas. Com o novo aparelho é feito um mapeamento do corpo do paciente, levando em consideração o enchimento dessas estruturas e, assim, consegue-se chegar ao tumor de forma mais certeira", explica o radioncologista João Poço.

Dados sobre a doença

O câncer de próstata é o mais comum entre a população masculina e, entre os tipos de câncer já representa 29% dos diagnósticos da doença no país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que no biênio 2020/2022 mais de 65 mil novos casos sejam diagnosticados entre os brasileiros. O preconceito em relação aos exames preventivos (exame de toque) é um dos principais entraves para a descoberta da doença e fator para aumento no número de mortes, afinal ela não apresenta sintomas no período inicial e se for descoberta em estágio avançado, a eficácia do tratamento diminui.

Postar um comentário

0 Comentários