Slide

10/recent/ticker-posts

Estado recebe autorização da União para concluir barragens de Gatos e Panelas II, na Mata Sul

As estruturas integram o sistema de contenção de cheias da bacia do Rio Una, mas também têm potencial para auxiliar na ampliação do abastecimento de água da região.

Barragem Panelas II. Crédito: Flávio Japa/Seinfra.

O Governo de Pernambuco recebeu, neste mês de dezembro, as autorizações do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para contratação das obras de conclusão das barragens de Gatos, no município de Lagoa dos Gatos, e de Panelas II, na cidade de Cupira, ambas na Zona da Mata Sul do Estado. Os editais para execução das intervenções estão previstos para serem publicados nos próximos dias.

Para Gatos, os investimentos previstos estão estimados em R$ 32 milhões. Já para Panelas, os recursos são de cerca de R$ 46 milhões, oriundos de emenda da bancada parlamentar federal com a contrapartida estadual. A expectativa é que as contratações ocorram em 90 dias e os trabalhos de construção das barragens sejam executados, respectivamente, nos prazos de um ano e de um ano e três meses.

Os empreendimentos integram o sistema de contenção de cheias na bacia do Rio Una. As obras nas duas barragens vão favorecer aproximadamente 200 mil pessoas dos municípios e de cidades vizinhos como Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros. Com a conclusão das obras, as represas também poderão ser de uso múltiplo, auxiliando na ampliação dos sistemas de abastecimento de água na região.

Atualmente, o percentual de construção da barragem de Gatos, cuja capacidade de acumulação será de até 5,93 milhões de metros cúbicos, se encontra em 20%. Já a represa de Panelas II está neste momento com o percentual construtivo em 50%. Quando finalizado, o empreendimento terá a capacidade de acumular 16,89 milhões de metros cúbicos de água.

Postar um comentário

0 Comentários