Slide

10/recent/ticker-posts

A importância da Semana Santa para o cristão

Padre Eliano Queiroz, do Colégio Salesiano Recife, explica o sentido da Páscoa e programação da Basílica e dos alunos.


Iniciando com a celebração Domingo de Ramos (ontem), a Semana Santa representa um momento único no calendário cristão, quando é celebrada a morte e ressurreição de Jesus, assim como o amor de Deus pela humanidade.

O diretor do Colégio Salesiano Recife, Padre Eliano Queiroz, explica que o tempo quaresmal é fundamental para esta semana tão importante. “Na verdade, a preparação desta semana começou na Quarta-feira de Cinzas. A partir deste momento, nós contamos os 40 dias para chegarmos aqui e vivermos agora, de modo mais intenso, essa parte da vida de Jesus que os evangelhos nos contam e que fazem parte da nossa fé”, destaca.

A Páscoa quer dizer passagem, mudança, vida nova. Quem primeiro realizou os ritos pascoais foi o Povo de Deus, na época em que era escravizado pelos egípcios e foi libertado por Moisés, caracterizando a saída da escravidão para a terra prometida. “Com Jesus, nós celebramos outra Páscoa, que traz um novo significado por ser uma passagem da morte para a vida. Jesus é a porta de Deus para o homem livre do pecado, Ele é a nossa Páscoa”, destaca Padre Eliano.

Além das missas ao longo da semana até o domingo de Páscoa - na Basílica do Sagrado Coração de Jesus - os alunos do Colégio Salesiano vão realizar pela primeira vez nesta terça-feira (12), às 16h30, uma encenação da Paixão de Cristo para os familiares.

Semana Santa

No calendário católico, na Quinta-feira Santa é celebrada a chamada Missa de Lava-Pés. A Sexta-feira Santa é quando aconteceu a via sacra, o julgamento de Jesus, onde ele percorre o calvário para ser crucificado. É um dia de silêncio, recolhimento e oração.

No Sábado, popularmente conhecido como o Sábado de Aleluia, o silêncio segue até o momento em que se acende o fogo novo, e em algumas comunidades acontece o batismo de novos fieis. “É o tempo de espera para a ressureição, onde é cantado o ‘Aleluia’ e o ‘Glória’”, explica o padre Eliano.

No Domingo de Páscoa, é celebrada a ressureição de Cristo. “É o ápice dessa semana, em que Jesus, o filho de Deus, vence a morte e abre para todos os homens e mulheres essa nova estrada que havia sido fechada por meio do pecado. Assim, Jesus é o novo homem, o novo Adão, aquele que ressuscita e abre a porta para a ressureição e para o paraíso”, destaca.

Serviço

Segunda : Missa 17h / Ofícios das almas 18h
Terça : Missa às 17h / Ofício das trevas 18h
Quarta : Terço 18:30/ Missa 19h
Quinta : Missa 17h / Vigília após a missa até às 22h
Sexta: Paixão do senhor 15h /Procissão do senhor morto 16:30
Sábado : Liturgia das horas 7h / Vigília pascoal 19h
Domingo: Terço da misericórdia 15h /Missa 17h

Postar um comentário

0 Comentários