Slide

10/recent/ticker-posts

Instituto Asa Branca movimenta Gravatá com Cantoria e Poesia no Sábado de Aleluia (dia 16)


Um dos maiores repentistas em atividade, Ivanildo Vila Nova irá integrar programação do projeto “Cantoria e Poesia de Viola”, a ser realizado pelo IAB - Instituto Asa Branca, dia 16, às 21h, dentro da agenda de Semana Santa da entidade. O cantor e poeta, autor da música Nordeste Independente, que ganhou notoriedade na voz de Elba Ramalho, leva sua versatilidade e poesia para a festividade com a proposta de movimentar uma noitada raiz para a região na qual já acumula 60 anos de carreira.

O artista faz parceria com o também músico e poeta Daniel Olímpio. De família versada na viola, Olímpio com mais de 37 anos de uma carreira de repentista e cantador reforça a cultura regional em meio a tantas programações do festejo de Páscoa do IAB - Instituto Asa Branca. Fundado por Chiquinha Gonzaga, irmã do nosso mestre Luiz Gonzaga, o espaço cultural irá movimentar a data com apresentação dos repentistas, promovendo a tradicional cantoria pé de parede nordestina com sextilhas, que são estrofes com rimas deslocadas (constituídas de seis linhas, seis pés ou de seis versos de sete sílabas), e pedidos do público.

Nascido em Caruaru (PE), o artista tem mais de 60 anos de carreira e é uns dos principais personagens na profissionalização do repente, tendo sido eleito pelos seus pares como o “Cantador do Século XX”. E assim como o seu pai, o saudoso poeta Zé Faustino Vila Nova, tem buscado manter viva a tração da poesia nordestina mundo afora, com projetos em parceria com alguns dos cantadores mais famosos do Brasil, entre os quais estão Geraldo Amâncio, Manoel Xudu, Louro Branco, Valdir Teles, Zé Cardoso, Moacir Laurentino, Sebastião da Silva, Diniz Vitorino e tantos outros grandes.

Já o colega e parceiro de palco Daniel Olímpio, que nasceu em Gravatá e é filho do profissional da viola Olímpio Antônio da Silva, manifestou logo cedo o desejo de ingressar na mesma atividade, mas sem muito incentivo da família. Porém, tornou-se cantador com participação em vários programas de rádios locais, como Rádio Planalto Carpina, Rádio Difusora de Limoeiro, Rádio Cultural de Vitória, Vitória FM, Gravatá FM e Rádio Vale do Ipojuca. Além de já ter participado de mais de 500 festivais e ganho cerca de 300 troféus, é também o organizador do Festival da Cidade de Gravatá há 26 anos, e ainda outros nas cidades de Chã Grande e de Passira.

O “Cantoria e Poesia de Viola” do IAB integra a 1ª Etapa do Circuito Pernambucano de Poetas e Cantadores de Viola, e acontece na sede do Instituto Asa Branca, localizado na Av. Cícero Batista de Oliveira - Via Local ao lado da Concessionária Chevrolet, em Gravatá/PE. Maiores Informações pelo telefone (81) 9.9994-7245.

Postar um comentário

0 Comentários