Slide

10/recent/ticker-posts

Uma das menores serpentes do mundo é registrada em Santa Cruz do Capibaribe

A espécie típica da Caatinga, ocorre apenas no Nordeste brasileiro.

Serpente tem apenas alguns centímetros de comprimento. Foto: Almir Neves/Blog Merece Destaque.

Com cerca de 20 centímetros de comprimento, a Epictia borapeliotes é uma serpente conhecida como cobra-da-terra ou cobra-cega, variando de acordo com a região. Diferente de outros anfíbios e répteis, que também ganham esse nome popular e não são cobras, nesse caso é, de fato, uma serpente com olhos muito reduzidos.

Além de ser uma das menores do mundo, esta cobra pertence à família dos menores vertebrados também.

Apesar de comum, a Epictia borapeliotes se faz passar despercebida principalmente por viver grande parte do tempo enterrada e ocorrer apenas no Nordeste brasileiro.

A espécie foi registrada em Santa Cruz do Capibaribe pelo fotógrafo, blogueiro e ambientalista Almir Neves, o qual entrou em contato com a bióloga pernambucana Juliana Delfino, que trabalha na área de herpetologia e ela auxiliou na identificação da espécie.

A pequena serpente foi encontrada na residência do Blogueiro e foi colocada em um local adequado para sua sobrevivência. Almir conta a dificuldade de fotografar a pequena serpente: "Tirar a foto foi um tanto trabalhoso, sobretudo porque ela não para um segundo! Foi uma missão de paciência, mas depois de um tempo ela parou por um instante sobre minha mão e consegui algumas imagens" - contou.

A serpente é inofensiva: não possui dentição para inocular veneno e é muito pequena para causar qualquer efeito. Se alimenta de pequenos invertebrados, como larvas de formigas e cupins.

Postar um comentário

0 Comentários