Slide

10/recent/ticker-posts

UPE fará entrega dos títulos de Notório Saber em Cultura Popular a mestres e mestras pernambucanos


A Universidade de Pernambuco (UPE) realiza nesta terça-feira (20), às 10h, a segunda edição de entrega dos títulos de Notório Saber em Cultura Popular a seis mestres e mestras em áreas diversas de expressão da cultura popular como artesanato, música, dança e poesia. A cerimônia acontecerá na Sala dos Conselhos da Reitoria/UPE, com transmissão ao vivo através do Canal UPE nas Redes no YouTube e pelo Instagram da instituição (@upenasredes).

A definição dos agraciados com a honraria da UPE ficou a cargo da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), que lançou em março de 2022 um edital para a inscrição de candidatos, recebendo as candidaturas de nove representantes de diferentes áreas, linguagens e expressões da Cultura Popular de Pernambuco. Todas essas candidaturas foram representadas legalmente pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Em julho de 2022, a comissão julgadora instituída pela PROEC definiu os nomes dos agraciados depois de avaliar a documentação exigida, que incluía um histórico ou memorial de vida e certificados de reconhecimento emitidos por organizações culturais da sociedade civil.

A lista de inscrições deferidas é composta por seis mestres e mestras: Mãe Beth de Oxum (Mestra do Coco de Roda, Ialorixá e Comunicadora Popular), Maria Jacinta (Mestra de Reisado), Marliete (Mestra na Arte Figurativa de Barro), Mestre Luiz Antônio (Mestre Artesão em Barro), Mocinha de Passira (Mestra em Música Popular – Repente) e Velho Xaveco (Mestre em Música Popular e Poesia – Pastoril Profano). Os nomes abrangem mestres e mestras residentes em todas as regiões do estado, que preservam as tradições e manifestações do povo.

Os agraciados detêm um saber necessário não apenas para as suas comunidades de origem, mas a todas e todos que utilizam os métodos científicos para compreender as relações humanas, tornando esse saber um instrumento de sensibilização e conscientização do papel de cada um dos sujeitos na construção de uma sociedade justa e igualitária.

SOBRE O TÍTULO DE NOTÓRIO SABER EM CULTURA POPULAR

Criado pela resolução número 023/2019 do Conselho Universitário (CONSUN) da UPE, o título de Notório Saber em Cultura Popular poderá ser concedido a pessoas detentoras ou não de título acadêmico, de graduação e de pós-graduação, desde que tenham comprovada uma destacada experiência e produção em, pelo menos, uma das linguagens ou áreas da arte e da cultura popular.

Foto/Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários