Slide

10/recent/ticker-posts

Doença, acidente ou espontâneo: veja motivos que causam mudança da cor do olho


Não é tão comum, mas as cores dos olhos podem ser alteradas com o passar do tempo. Três motivos explicam essas mudanças: doença, acidente ou espontaneamente. O oftalmologista Alexandre Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, explica que o órgão responsável pela visão precisa de atenção caso a variação aconteça. A alteração pode até ser um sinal de glaucoma na pessoa adulta.

Um estudo realizado pelo Instituto da Universidade de Stanford, na Califórnia, acompanhou 148 bebês nascidos no Hospital Infantil Lucile Packard, localizado no próprio estado norte-americano. Cerca de dois terços das crianças estudadas vieram ao mundo com olhos castanhos e um quinto, com olhos azuis.

Dois anos depois, dos 40 bebês com olhos azuis, 11 tinham olhos castanhos com dois anos de idade, três tinham cor de avelã e dois, verdes. E dos 77 recém-nascidos com castanhos, 73 seguiram com a mesma cor com dois anos de idade. Ou seja, de acordo com a pesquisa, olhos claros têm maior probabilidade de mudar de cor nos primeiros anos da vida.

“O escurecimento pode ocorrer pelo acúmulo de um pigmento protetor na íris. Essa mudança é saudável e comum, mais restrita ao início da infância. Embora as mudanças da cor dos olhos geralmente serem inofensivas, elas podem estar relacionadas a lesões, infecções ou danos causados pelo sol. Temos o caso famoso de David Bowie, que teve o olho esquerdo com cor alterada após um soco na cabeça”, disse Alexandre Ventura.

“Outra razão possível é a heterocromia, em que a cor da íris é diferente em cada olho. Tem o caso da atriz Mila Kunis, que teve essa anomalia por conta de uma infecção, que destruiu parte do pigmento do olho esquerdo. A mudança de cor no adulto pode evoluir com glaucoma”, acrescentou o médico do IOFV.

A maior parte das mudanças de coloração são benignas, mas Alexandre Ventura recomenda que, caso ocorra, que a pessoa procure o médico oftalmologista imediatamente.

Postar um comentário

0 Comentários