Slide

10/recent/ticker-posts

Votar serve como prova de vida ao INSS


Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que forem votar, nestas eleições de domingo (02/10), automaticamente estarão fazendo também a confirmação de sua prova de vida. Esta comprovação é necessária para evitar bloqueio do pagamento do benefício, embora esta obrigatoriedade esteja suspensa até 31 de dezembro deste ano. Até lá não haverá corte.

De acordo com o advogado especialista em direito previdenciário Aroldo Pacheco e sócio do escritório Reis & Pacheco Advogados, quando o beneficiário votar, automaticamente ocorrerá o cruzamento de informações de bases de dados, nas instâncias públicas federal, estadual e municipal. “Além de ficar em dia com a Justiça Eleitoral, o beneficiário do INSS também acaba fazendo automaticamente sua prova de vida para a Previdência”, observou o advogado.

Aroldo adiantou que, a partir do próximo ano, o INSS fará a prova de vida de maneira proativa, realizando cruzamento de informações com órgãos públicos. Com isso, os 36 milhões de aposentados e pensionistas não serão mais obrigados a ir à agência bancária para realizar o procedimento.

Além da votação nas eleições, também poderão ser utilizados como prova de vida outras outras comprovações como registros de vacinação, consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), emissão de passaporte, carteira de identidade ou de motorista.

Postar um comentário

0 Comentários