Slide

10/recent/ticker-posts

Astaxantina: o que é e quais os benefícios para a pele?


Quem ama acompanhar as novidades de produtos e ativos de skincare, já deve ter ouvido falar da astaxantina. Um poderoso antioxidante natural, o ativo com amplas implicações positivas para a saúde da pele, auxilia na hidratação, uniformidade, firmeza, elasticidade, na redução de manchas, rugas e linhas de expressão. O ativo, que trata a pele de dentro para fora, é um excelente aliado contra a exposição ao estresse oxidativo, ou seja, a produção de radicais livres, causados pelas dietas inadequadas e fatores externos, como poluição e raios ultravioleta.

Segundo Jamar Tejada, farmacêutico naturopata com mais de 20 anos de atuação na área de beleza e saúde, a astaxantina é um carotenóide de origem natural e coloração avermelhada, encontrado em frutos do mar como algas, camarões, lagostas, caranguejos e salmões. "Por ter uma poderosa ação antioxidante, a astaxantina ajuda a combater os radicais livres e previne o surgimento de determinadas doenças como o câncer, diabetes, pressão alta e aterosclerose. Além disso, o carotenóide também auxilia na proteção do organismo contra os raios ultravioletas, mantendo a hidratação e maciez da pele, e prevenindo o surgimento de rugas e flacidez”, explica o especialista.

As propriedades da astaxantina são tão surpreendentes que a NASA decidiu investigar o potencial que a substância pode ter para a saúde da pele dos astronautas durante os longos períodos de exploração espacial, como proteção aos danos da exposição à radiação e como suplementação na dieta dos profissionais. Ainda de acordo com o especialista, além de ser um poderoso auxiliador na proteção solar e antioxidante, a astaxantina é benéfica para todos os tipos de pele. “As peles secas e sensíveis podem se beneficiar com o ativo, através dos seus efeitos calmantes, já as pessoas que possuem peles mais oleosas se beneficiam do ativo através de sua ação hidratante. Além disso, a astaxantina é indicada para todas as rotinas de skincare, desde as mais básicas até as mais avançadas”, explica o farmacêutico.

Segundo estudos desenvolvidos em diversas partes do mundo, são variadas as possibilidades e benefícios que a astaxantina pode trazer para a saúde da pele. Pensando nisso, Jamar Tejada listou 4 motivos para inserir hoje o ativo em seu cotidiano de cuidados. Confira:

- Ação anti-inflamatória: a astaxantina possui uma poderosa ação de cicatrização de feridas cutâneas e pode ser um grande auxiliador nos tratamentos de doenças inflamatórias da pele. O ativo que tem a capacidade de inibir a produção de células inflamatórias da pele, também ajuda na diminuição da vermelhidão e sensibilidade da epiderme, e na prevenção de rugas e flacidez. Pode ser encontrado em formato de óleo e creme.

- Ação fotoproteção: Como os demais carotenoides, a astaxantina pode promover fotoproteção às membranas onde se encontra associada ao captar o excesso de radiação, dissipá-la na forma de calor e, assim, evitar danos peroxidativos a biomoléculas (DNA, açúcares, proteínas, lipídios). Ela atua quase como um protetor solar interno, aumentando o nível de fotoproteção da pele contra os raios UV se ingerida. Desta forma, o carotenóide tem a capacidade de nos proteger dos raios nocivos, além de ajudar a manter uma resposta inflamatória saudável. Ainda de acordo com os estudos, mesmo com baixas concentrações de astaxantina (como 0.5% e 1%) no organismo verificou-se o aumento significativo no valor do FPS na pele.

Além disso, a astaxantina promove efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, imunomoduladores e repara o DNA lesado. A astaxantina exerce um efeito significativo na saúde cutânea, pois participa de vários passos da cascata oxidativa, ou seja, protege a pele contra os efeitos dos radicais livres. Vale ressaltar que ela não dispensa o uso do protetor solar com fator superior a 30.

- Auxilia com os sinais do tempo e na recuperação da pele: o ativo derivado de microalgas elimina o dano celular causado por radicais livres, aumentando o conteúdo de colágeno na pele e auxiliando na diminuição das rugas cutâneas e manchas relacionadas à idade, além de melhorar a elasticidade da pele, textura, hidratação e atuar como um poderoso antioxidante. Pode ser encontrado em formato de óleo e creme.

- Prevenção da hidratação da pele: pelo ativo possuir propriedades hidratantes, ele preserva a firmeza da pele a longo prazo induzindo menos pigmentação e mais luminosidade e hidratação a derme. Pode ser encontrado em formato de óleo e creme.

Postar um comentário

0 Comentários