Slide

10/recent/ticker-posts

“Novo normal” faz número de casos de conjuntivite crescer

Oftalmologista explica motivo deste aumento da inflamação.


Clínicas oftalmológicas têm sentido um aumento nos casos de conjuntivite nas últimas semanas. Para os especialistas, o crescimento está relacionado ao fim das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. De acordo com o oftalmologista Fernando Ventura, diretor do IOFV, a flexibilização, somada à estação do ano em que vivemos e as novas cepas gripais explicam o porquê deste problema.

“O próprio covid aumentou o número de casos de conjuntivite. A conjuntivite tem uma ligação muito próxima com as infecções e inflamações de vias aéreas. O olho tem ligação com o nariz, e o nariz com a boca. Tudo é um sistema único. Antigamente, a oftalmologia e otorrinolaringologia eram especialidades irmãs”, disse Fernando Ventura, que acrescentou:

“Estamos passando por uma fase de reaproximação, onde as máscaras estão sendo derrubadas. Além disso, estamos na primavera, que costuma ter aumento de casos de conjuntivite, e várias novas cepas gripais estão circulando pelo mundo. Estamos vivendo a conjuntivite primaveril no Hemisfério Sul, que ocorre o aumento natural por conta do período”, explicou o oftalmologista.

O relaxamento do uso de máscaras e a higienização das mãos facilita a contaminação porque as pessoas tocam mais o rosto com as mãos contaminadas por vírus que causam a conjuntivite. A volta dos ambientes aglomerados e a retomada do contato físico agem como facilitadores da transmissão.

CONJUNTIVITE
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a parte branca visível do globo ocular. A doença pode ser causada por vírus, bactérias ou alergia, e os principais sintomas são: irritação e sensação de areia nos olhos, visão borrada, lacrimejamento, olhos vermelhos, dor ao olhar para a luz, secreção com pus ou aquosa, e pálpebras inchadas.

Postar um comentário

0 Comentários