Slide

10/recent/ticker-posts

Especialista enfatiza a importância e os benefícios da amamentação para a saúde da mãe e do bebê


A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a amamentação exclusiva até os seis meses de vida. No entanto, menos da metade dos bebês no Brasil são alimentados exclusivamente com leite materno durante este período. Segundo dados do Ministério da Saúde, essa forma de amamentação é uma realidade apenas para 45,8% das crianças brasileiras. Apesar das dificuldades, manter o aleitamento materno é uma prática que traz benefícios tanto para os bebês quanto para as mães.

O pediatra e neonatologista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Maiton Fredson, explica que crianças que mamam por mais tempo possuem menos chance de desenvolver obesidade, bem como de sofrer com problemas como diarréias e infecções respiratórias. "O aleitamento materno oferece ao bebê o alimento de melhor qualidade que ele terá em toda a sua vida, sem contaminantes, rico em nutrientes e com a temperatura adequada", enumerou o profissional.

Além do cuidado e carinho já inerentes ao ato de amamentar, as mães também têm a ganhar com a prática, já que os hormônios liberados nesse período ajudam o corpo a passar pelo puerpério, estimulando o útero a voltar ao tamanho normal e fazendo com que o corpo "queime" o ganho extra de peso da gravidez. E ainda, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), mães que amamentam por até um ano tem risco 6% menor de desenvolver câncer de mama.

Dificuldades

O processo, porém, nem sempre é fácil e, durante o período de adaptação, as mães podem enfrentar muitas dificuldades. "Algumas mães podem apresentar dores, fissuras ou ingurgitação mamária. Mas esses fatores são possíveis de contornar, em sua maioria, com o acompanhamento profissional adequado", frisa Maiton Fredson.

O especialista destaca que essa orientação é essencial, sendo capaz de prevenir ou tratar muitas dessas dificuldades comuns no início da amamentação. "É fundamental para que a mãe possa manter o aleitamento da forma mais confortável e pelo maior tempo possível", conclui.

Postar um comentário

0 Comentários