Slide

10/recent/ticker-posts

Glaucoma acomete 1,5 milhão de brasileiros e é a principal causa de cegueira irreversível

O glaucoma é a principal causa de cegueira e deficiência visual irreversível. Não só no Brasil, mas também no mundo. Estima-se que, atualmente, cerca de 1,5 milhão de pessoas tenha a doença no país, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). No Planeta, são 80 milhões de pessoas, sendo que 5% desses casos resultam na perda total de visão.

“É uma incidência alta e queremos alertar a população sobre a importância de se fazer o diagnóstico precoce para retardar a progressão da doença, que é silenciosa, nem causa dor ou incômodo na fase inicial”, adiantou a diretora regional da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), Rinalva Vaz. Segundo ela, mesmo sem cura, o glaucoma pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. “Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão”, reforçou a oftalmologista.

Por conta da relevância, já existe o Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma, celebrado no dia 26 de maio e instituído pela Lei no 10.456/2002. No país, a Sociedade Brasileira de Glaucoma realiza campanhas educativas e de alerta à população, em diversos estados, sobre os riscos da doença.

Rinalva Vaz é diretora regional da Sociedade Brasileira de Glaucoma.

Maio Verde

Em Pernambuco, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) junto a Sociedade Brasileira de Glaucoma realiza a campanha de alerta ao diagnóstico do Glaucoma, por meio da iluminação, na cor verde, de fachadas de prédios públicos ou pontos turísticos. No Recife, a SBG conseguiu a adesão de empresas públicas e privadas.

Em alinhamento com a Prefeitura do Recife, serão iluminadas a Ponte Estaiada do Shopping Rio Mar, a passarela do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, da Ilha Joana Bezerra, além do Parque Dona Lindu e a Ponte da Boa Vista, mais conhecida como Ponte de Ferro, que faz a ligação da Rua Nova, no bairro de Santo Antônio, com a Rua da Imperatriz, na Boa Vista.

Com o Rio Ave Corporate Center – complexo de torres empresariais instalados na Ilha do Leite e localizado às margens da Avenida Agamenon Magalhães - ficou definida a iluminação da Torre Thomas Edison. O prédio da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco também ganhará a luz verde na fachada do Edifício Miguel Arraes, que abriga os gabinetes dos deputados estaduais e o plenário para a realização das sessões dos parlamentares.

Outras regiões - Ano passado, a iniciativa aconteceu em outros estados. Em São Paulo, por exemplo, o prédio da Fiesp e também a Ponte do Chá ganharam a cor verde. Em Manaus, ocorreu no Teatro Amazonas.

Postar um comentário

0 Comentários