Slide

10/recent/ticker-posts

HCP lança campanha Maio Cinza em alerta aos perigos do câncer cerebral


Neste mês o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) está com suas ações voltadas à conscientização e combate do câncer cerebral através da campanha Maio Cinza, que pode ser conferida nas redes sociais @sigahcp. A doença representa 4% das mortes por câncer no Brasil e ocupa o 10º lugar na lista dos tumores que mais causam mortes no Brasil. A doença surge a partir do crescimento desordenado das células que formam o Sistema Nervoso Central (SNC). Alguns dos sintomas iniciais são: dor de cabeça, tontura e lapsos de esquecimento, que podem ser facilmente confundidos com outras doenças menos graves, o que dificulta o diagnóstico precoce.

De modo geral, a doença é mais comum em idosos com mais de 60 anos, mas a sua frequência também varia nas outras faixas etárias, a depender do subtipo. Em razão disso, a descoberta na fase inicial é fundamental para um tratamento adequado, isso porque o tumor evolui rapidamente nas suas formas mais agressivas. Por isso deve-se ficar atento a sintomas como convulsões, tonturas, falta de equilíbrio, desmaios, dores de cabeça, perdas de visão, visão duplicada, gagueira ou perda da fala, dormência em pernas ou braços, confusão mental, dificuldade ou incapacidade de engolir alimentos e movimentos involuntários. Em caso de um ou mais sintomas, o médico deve ser procurado imediatamente.

O câncer no cérebro está relacionado a fatores genéticos e ambientais, tabagismo e alcoolismo. Pode ser adquirido durante a vida ou pode ser hereditário. Alguns fatores aumentam os riscos, como:

– Exposição à radiação – profissionais que trabalham com raio-x;
– Pacientes que se submetem à radioterapia ou exames excessivos com radiação, como a tomografia;
– Deficiência do sistema imunológico, HIV;
– Exposição a chumbo, mercúrio, arsênico e agrotóxicos;
– Trabalhar em empresa petroquímica, indústria de borracha, plástico e outras.

De modo geral, uma alimentação controlada, evitar fumar, controlar a exposição a agentes que são causadores de câncer, sendo o caso de elementos químicos como benzeno, fumaça, nicotina são hábitos que previnem contra a ocorrência de tumores não só do cérebro, mas de todo o organismo.

As opções de tratamento dependem do tamanho e localização do tumor, e pode ser realizado por meio de cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia, sendo que a expectativa de cura, para tumores dessa natureza, passa necessariamente pela cirurgia. Para as pessoas que apresentarem os sintomas, a orientação é de procurar um clínico geral ou um neurologista clínico o mais rápido possível. Isso porque o tratamento desses tumores é feito através de cirurgia. “A chance de conseguir a cura é por meio do diagnóstico precoce e do procedimento cirúrgico. Quando não é mais possível fazer a cirurgia, o paciente é direcionado para um tratamento paliativo, que pode ser feito com quimioterapia e radioterapia”, explica o neurocirurgião oncológico Frederico Tavares.

Sobre o HCP

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. Por ser uma instituição filantrópica, o HCP conta com doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento aos pacientes. Esses recursos são utilizados no custeio, na modernização do parque tecnológico e nas instalações físicas do hospital. Além disso, são direcionados para complementar o custo do tratamento dos pacientes. Saiba mais no site: www.hcp.org.br.

Postar um comentário

0 Comentários