Slide

10/recent/ticker-posts

Lactare já salvou mais de 2,5 mil bebês com a doação de leite humano

5,2 mil lactantes de SP já doaram 6,6 mil litros de leite; atendimento do banco da Eurofarma é em domicílio, com segurança e conforto para as doadoras.


Captação de leite materno doado, processamento e doação às UTIs Neonatais. (Crédito: Divulgação Lactare).

Dia 19 de maio é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. O aleitamento humano é o primeiro componente do desenvolvimento saudável de um bebê, oferecendo nutrientes fundamentais para o seu crescimento e proteção imunológica. Aproveitando a data tão importante, o Lactare, primeiro banco de leite humano privado do Brasil idealizado por uma farmacêutica, celebra um novo recorde de captação de leite desde sua fundação, registrando 312 litros em março de 2023. Ao todo, desde 2019, foram captados 6,6 mil litros de 5,2 mil mães doadoras, beneficiando 2,5 mil bebês.

Para que se possa ter uma dimensão da importância de cada litro de leite, há bebês em estágio muito acentuado de prematuridade que só precisam de 1ml a cada vez que são alimentados, sendo a quantidade suficiente para sua nutrição. Em média, cada doação de 300ml pode beneficiar até 10 recém-nascidos por dia.

Diversos estudos mostram os benefícios e o impacto positivo que o leite humano tem no curto, médio e longo prazos na vida de uma criança, incluindo nível maior de escolaridade, QI mais alto e renda maior quando adulto. O Lactare capta, armazena e doa todo o leite humano para bebês recém-nascidos, prematuros, de baixo peso, internados em UTIs neonatais de hospitais públicos que, por algum motivo, não podem receber o leite de suas mães.

“Amamentar, apesar de ser natural, pode representar um desafio. A falta de apoio, de conhecimento sobre a melhor maneira de amamentar e mesmo sobre a importância do leite humano para a vida da criança são fatores que contribuem para o desmame precoce. No caso de recém-nascidos hospitalizados, o leite humano é fundamental para a recuperação e, muitas vezes, as mães não conseguem suprir essa necessidade. É nessa hora que entra o banco de leite”, afirma Maira Billi, idealizadora do projeto.

De acordo com a Fiocruz, coordenadora da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), no Brasil existem 228 unidades de bancos de leite, que hoje suprem 60% da demanda. O leite humano é responsável pela redução de até 13% da mortalidade por causas evitáveis em crianças de até cinco anos de idade. Além disso, também ajuda a diminuir riscos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade, sendo considerado a principal fonte de nutrição dos recém-nascidos e o único alimento recomendável até os 6 meses de idade do bebê.

Como doar?

A data de 19 de maio é fundamental para a conscientização da sociedade quanto à importância da doação de leite humano e o Lactare, como referência privada, quer fomentar ainda mais esse pensamento. “Ao criarmos o Lactare iniciamos a pavimentação de um caminho para que iniciativas como esta possam florescer e contribuir com a sociedade. Por isso, a cada ano trazemos novidades no banco com os objetivos de aumentar a capacidade de processamento e pasteurização do leite doado e ampliar o atendimento. Atualmente atendemos as UTIs neonatais dos hospitais públicos de Itapevi, Cotia, Carapicuíba, Interlagos e Hospital das Clínicas, na Grande São Paulo e Capital”, comenta Sayonara Medeiros, coordenadora do Lactare.

O processo para se tornar doadora é simples, bastando fazer o cadastro no site para que os exames sejam agendados. Após a aprovação nos exames, a equipe do Lactare agendará as coletas semanais em domicílio. O banco atende em um raio de até 60 km de Itapevi, praticamente toda a Grande São Paulo. Como exemplo, de Itapevi a Interlagos são 50 km; de Itapevi ao Tatuapé, 45 km; e até a região de Santana, 40 km de raio.

Se a doadora morar em outras localidades, ela pode realizar a doação em qualquer banco filiado à Rede Brasileira de Leite Humano. Ao todo, são 228 bancos de leite humano presentes em todos os estados brasileiros e mais 240 postos de coleta.

Mais informações sobre o Lactare: https://www.lactare.com.br

Instagram: @lactarebr

Postar um comentário

0 Comentários