Seleção presencial realizada no auditório da SEDEPE escolherá 30 pessoas para trabalharem numa fábrica de refrigerantes.
Além de prospectar e anunciar, diariamente, vagas de emprego para Pessoas com Deficiência (PcD’s), a Agência do Trabalho, administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), intermediou um processo seletivo específico para esse público, nesta quinta-feira (06). A primeira etapa da seleção presencial contou com a participação de 42 candidatos, e foi realizada no auditório da Secretaria, localizado na Rua da Aurora, 425, área central do Recife.
A estudante de Direito Evelyn Ribeiro, de 42 anos, concorre a uma das cerca de 30 vagas oferecidas pela empresa contratante. Segundo ela, começou a trabalhar aos 19 anos e possui experiência como auxiliar de escritório e recepcionista, entre outras atividades. No entanto, passou a sofrer de dores crônicas, incluindo-se, conforme laudo médico, na categoria de PcD. “Estou desempregada há um ano e vim participar dessa seleção com a expectativa de voltar ao mercado de trabalho e ajudar na renda da minha casa, onde moro com meu esposo e nossas duas filhas”, afirma Evelyn.
Para a candidata, a possibilidade de ser contratada representa a oportunidade de exercer suas habilidades e obter novos aprendizados. “As pessoas com deficiência precisam ser incluídas no mercado de trabalho. A gente sente dificuldade de se recolocar porque nossas deficiências, muitas vezes, causam um certo preconceito e a gente sente esse impacto. Uma oportunidade como essa, para nós, é para se agarrar com unhas e dentes”, relata a estudante. Animada com o processo, ela destaca o papel da Agência do Trabalho em conectar quem precisa de emprego e quem pode empregar: “o atendimento foi perfeito, todo mundo muito acolhedor”.
VAGAS - As cerca de 30 vagas, disponibilizadas por uma grande empresa do setor de fabricação de refrigerantes, são distribuídas entre as funções de: auxiliar de expedição, operador de produção, motorista de entrega, promotor de vendas, auxiliar de entrega e auxiliar administrativo. A escolaridade exigida para as ocupações varia de Ensino Fundamental a Ensino Médio Completo. Para as vagas de motorista de entrega, é necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação nas categorias D ou E. Não foi solicitada a comprovação de experiências profissionais anteriores. Todos os participantes da seleção cumpriram a exigência de apresentar laudo médico atualizado.
PCD - O termo se refere às pessoas com deficiência mental, física, sensorial ou intelectual, seja ela de nascença ou adquirida após uma doença ou acidente. A Lei 8.213/91 (Lei das Cotas) estabelece que as empresas com mais de 100 funcionários devem reservar de 2% a 5% das suas vagas para a contratação de PcD (Pessoa com Deficiência).
Muito além de cumprir a determinação legal, esse tipo de contratação proporciona às empresas a possibilidade de contarem com um quadro diversificado de colaboradores, com grande potencial criativo e produtivo. Já para as pessoas com deficiência, a oportunidade representa sua inclusão no mundo profissional e na sociedade, o reconhecimento das suas capacidades, autonomia e fortalecimento do exercício da cidadania.
Redes Sociais