Slide

10/recent/ticker-posts

Ave ameaçada de extinção é registrada em Taquaritinga do Norte


Uma espécie de jacu, endêmica da Caatinga, e que é a maior espécie de cracídeo deste bioma, popularmente conhecida como jacucaca e que seu nome científico é Penélope jacucaca, foi registrada no sábado, 22 de julho de 2023, em uma área de mata no município de Taquaritinga do Norte no agreste de Pernambuco.


Os fotógrafos e observadores de aves, Murilo Nascimento, Luiz Catende e Almir Neves foram em busca de novos registros fotográficos desta espécie e conseguiram fazer belas imagens.


A jacucaca que vive preferencialmente na Caatinga arbórea e nas matas secas, ocorria em quase todos os estados do Nordeste brasileiro e em Minas Gerais, porém encontra-se ameaçada de extinção devido ao desmatamento e à caça indiscriminada.

É uma ave grande e que possui cor canela bem escuro, com riscos brancos. Testa preta, com largas sobrancelhas brancas unidas na frente. Coberteiras alares (penas que cobrem as asas), escapulares (penas dos ombros) e penas do peito orladas de branco. É bastante terrícola e corre mostrando o dorso bronze-brilhante. Mede aproximadamente 73 centímetros de comprimento.

Essencialmente frugívoro, tem predileção por alimentar-se de frutos, como o do juazeiro, consumindo também flores de ipê.

Postar um comentário

0 Comentários