Slide

10/recent/ticker-posts

Tratamento pós-AVC: saiba o que é e como fazer gratuitamente em Caruaru


Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é definido como um transtorno clínico de rápido desenvolvimento de perturbação focal da função cerebral, representando uma das principais causas de morte no Brasil, e é considerada a doença mais incapacitante no país. Esse quadro tende a se agravar à medida que a população brasileira envelhece sem qualidade de vida e saúde. Sendo necessário uma visão direcionada para os fatores de risco que levam ao desenvolvimento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) entre eles os mais conhecidos como: hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, hiperlipidemia (aumento de gordura corporal), tabagismo, alcoolismo entre outros fatores. A fisioterapeuta e preceptora de estágio do curso de fisioterapia do UniFavip Wyden, Mariana Valença, traz detalhes sobre a doença e o tratamento.

“O AVC é uma doença causada pela alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral, ocorrendo um comprometimento da circulação sanguínea em alguma região do encéfalo, trazendo limitações aos indivíduos que o apresentam como as alterações e perdas de movimentos, alterações da fala e de compreensão. O tratamento é composto por medicamentos, cirurgia e fisioterapia. Vale lembrar que o tratamento fisioterápico deve começar ainda no período em que o paciente está internado e ser continuado até mesmo fora do ambiente hospitalar”, explica a especialista, que continua:

“Atuando de forma efetiva a fisioterapia pós AVC tem por objetivo melhorar os acometimentos advindos da doença tais como: a rigidez dos membros, os espasmos musculares; ajudar nos movimentos e reabilitar os que foram perdidos, trazer uma melhora nas dores causadas por falta de movimentação e restrição ao leito. A fisioterapia motora traz benefícios na vida do paciente pós-AVC como o ganho da amplitude de movimento e redução das contraturas e reduz os riscos de atrofia dos membros, e aparecimento de deformidades”, ressalta.

A fisioterapia após o AVC irá melhorar a qualidade de vida do paciente e recuperar os movimentos que foram perdidos, desenvolvendo sua capacidade de realizar as atividades do dia a dia sem necessidade de ajuda, e também na forma de adaptação caso a sequelas sejam irreversíveis, onde os pacientes apreenderão uma nova funcionalidade no dia a dia deles para a realização da atividades de vida diárias em suas rotinas em que as atividades cotidianas e de lazer sejam feitas da forma mais natural possível, reintegrando o paciente à sociedade.

Atendimento gratuito em Caruaru

A Clínica-Escola de Fisioterapia do Centro Universitário UniFavip Wyden oferece atendimentos gratuitos para toda população. Os interessados devem agendar o serviço por meio do WhatsApp: 81.3138-8530 ou ir até a unidade, que fica no campus do UniFavip, munido de documentos.

Postar um comentário

0 Comentários