Slide

10/recent/ticker-posts

Museu da Sulanca conquista 6º lugar no Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal


O Museu da Sulanca, que faz parte do Moda Center, foi contemplado com uma das mais importantes premiações do setor de museus no Brasil, o 9º Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal 2023, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC). Esse prêmio visa reconhecer e valorizar boas práticas de educação desenvolvidas por instituições museológicas privadas sem fins lucrativos, alinhadas aos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Museal (PNEM).

Assim, a iniciativa “Museu da Sulanca: retalhos de uma história”, avaliada por diferentes critérios regidos em edital específico, foi premiada, entre 30 museus brasileiros, com um apoio financeiro, levando o Museu da Sulanca ao 2º lugar em Pernambuco, 4º lugar no Nordeste e 6º lugar a nível nacional. Esse reconhecimento é fundamental para repensar sua estrutura física, fortalecer seu papel formativo na sociedade e contribuir para novos projetos.

Essa premiação é fruto de uma série de atividades do Museu da Sulanca, desde os últimos 3 anos, como podemos destacar o projeto “Nós Sulanca” (2021), apresentando virtualmente parte do seu acervo, registros e relatos dessa primeira exposição pública no seu espaço; e a ação “Capital da Sulanca: 70 anos” (2023) que levou os visitantes a resgatarem o período histórico-econômico da confecção de roupas em Santa Cruz do Capibaribe, no final da década de 1940, até os dias atuais.

Representação online no portal “Nós Sulanca” da visita de público escolar ao Museu da Sulanca, durante instalação artística em 2019.

Além disso, o histórico de participações do Museu em eventos promovidos pela Prefeitura Municipal e por outras instituições tornou-se um dos pilares para esse resultado final do Prêmio Darcy Ribeiro. Entre essas ações, estão a Semana da Pessoa com Deficiência (que teve a Sulanca como tema abordado pela rede municipal de ensino) e a exposição na 1ª edição do Polo de Cultura e Gastronomia.

Parte do acervo digital do Museu da Sulanca foi apresentado no Festival de Dança e Desfile da Semana da Pessoa com Deficiência (2023).

Estande expositivo do Museu da Sulanca no Polo de Cultura e Gastronomia (2023).

Como diz Adelmo Teotônio, Conservador de Bens Culturais do Museu, “O significado desse prêmio do Ibram está no papel essencial que o Museu da Sulanca exerce em Santa Cruz do Capibaribe (PE), principalmente para educadores, estudantes de escolas locais públicas e privadas, ao projetar memórias e vivências educativas em torno do fenômeno ‘Sulanca’. É com imensa felicidade e gratidão a todos que fazem o Moda Center, que essa conquista abrirá novas janelas em prol do diálogo da coparticipação museu-escola; de mais ações de acessibilidade para PCDs; de visitas mais imersivas, inclusivas, lúdicas”.







Daqui a alguns meses, para fins de registro e memória do Ibram, haverá a publicação de um artigo com fotografias sobre essa iniciativa premiada do Museu da Sulanca no “Caderno Educação Museal: experiências e narrativas”. Nesse olhar ao futuro, mais esforços para sua modernização serão mobilizados, implementando seu projeto de ambiente virtual, com aperfeiçoamento profissional e práticas inovadoras, que protagonizem as experiências dos visitantes.
 
Sobre Darcy Ribeiro

Nascido em Minas Gerais, em 26 de outubro de 1922, foi antropólogo, sociólogo, professor, escritor, político e defensor dos direitos e cultura dos povos indígenas.

Teve importante atuação durante os movimentos contrários à Ditadura Militar, sendo inclusive exilado do país. Ao retornar ao Brasil, Darcy Ribeiro foi vice-governador do Rio de Janeiro entre os anos de 1983 e 1987, onde implantou escolas de tempo integral para crianças e adolescentes de baixa renda. Também foi um dos principais pensadores para a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), que redefiniu o modo de ensino no país, desde sua promulgação, em 1996.

Por suas ações, recebeu honrarias em universidades como Sorbonne, Universidade de Copenhague, Universidade do Uruguai e a Universidade de Brasília. Dentre seus livros publicados, se destaca “O Povo Brasileiro – A formação e o sentido do Brasil”, que retrata o inconformismo pela desigualdade social e a história da formação da sociedade brasileira. Morreu, em 1997, vítima de câncer.

Mais informações sobre o Edital e os resultados do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal 2023 do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) consulte:

Postar um comentário

0 Comentários