Slide

10/recent/ticker-posts

Quando idosos e crianças necessitam de reforço na alimentação?

 

Foto: Freepik


 Uma boa nutrição é fundamental para a saúde e o bem-estar em todas as fases da vida, mas idosos e crianças têm necessidades específicas em relação à absorção de nutrientes. Na infância, cada refeição precisa contribuir para o crescimento e o desenvolvimento cognitivo. Já na terceira idade, a alimentação adequada pode ajudar a prevenir doenças crônicas e as perdas muscular e da saúde óssea. 


No entanto, restrições alimentares são comuns a essas duas fases da vida, por motivos diversos. Enquanto crianças podem desenvolver uma seletividade ainda na fase da introdução alimentar, a perda da regulação neurológica da fome e da sede pode fazer com que os idosos recusem certos alimentos. 


Quando o cardápio não garante o aporte ideal, os suplementos podem ser indicados para suprir as necessidades do organismo. Nesses casos, as autoridades de saúde recomendam buscar o auxílio de médicos e nutricionistas para garantir a orientação adequada.


Suplementação ajuda no controle dos níveis glicêmicos de idosos


Controlar os níveis de glicemia no sangue é uma necessidade para muitos idosos, sobretudo, aqueles que têm diabetes ou estão em risco de desenvolver a doença. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, mais de 13 milhões de brasileiros convivem com a condição, o que representa quase 7% da população


O suplemento Glucerna pode ser uma opção para ajudar os idosos no gerenciamento dos níveis de açúcar no sangue, já que ajuda a prevenir os chamados “picos” após as refeições.


O suplemento contém proteínas que contribuem para manter a saciedade. A ingestão adequada desse nutriente também é importante para a saúde muscular e a recuperação de doenças. Portanto, funciona como estratégia para prevenir outras doenças, como a sarcopenia, que é caracterizada pela perda gradual e progressiva de massa muscular, força e função.


Incluir a suplementação na alimentação garante, também, uma dose extra de vitaminas, minerais e fibras. Para idosos com paladar restritivo, a Glucerna sabor baunilha é uma alternativa que pode ser consumida em diferentes temperaturas ou em receitas como vitaminas, panquecas, bolos e pudins.


Benefícios do colágeno para a terceira idade


A suplementação de colágeno pode trazer mais vigor à pele idosa, ajudando a melhorar a elasticidade, a hidratação e a reduzir a aparência de rugas e linhas finas, conforme apontam diferentes estudos. Mas são os benefícios “invisíveis” aos olhos que fazem o suplemento ser indicado para homens e mulheres na terceira idade. 


O colágeno é um componente importante das cartilagens, tecidos conjuntivos que revestem as articulações. À medida que o corpo envelhece e a produção diminui, condições articulares como a doença articular degenerativa - que causa dor, rigidez, inflamação e limitação da mobilidade - podem surgir.


A suplementação de colágeno pode ajudar a aumentar a densidade mineral óssea, reduzindo o risco de osteoporose. Além disso, ajuda na manutenção muscular ao participar da síntese de proteínas e também na saúde cardiovascular, reduzindo a rigidez arterial e a pressão arterial.


Quando é preciso oferecer a fórmula infantil?


A fórmula infantil é necessária nas situações em que o leite materno não é uma opção viável, segura ou suficiente para atender às necessidades nutricionais do bebê ou para garantir que a criança tenha um crescimento e um desenvolvimento saudáveis.


A fórmula infantil Nan Supreme 1 é uma das opções prescritas em situações em que o bebê apresenta alergia ou intolerância ao leite materno ou à lactose, ou quando há necessidades específicas de nutrição devido a condições médicas. 


Desenvolvida para bebês de 0 a 6 meses, ela contém proteína do soro do leite, parcialmente hidrolisada, e prebióticos. Além disso, a fórmula é enriquecida com um complexo de gorduras contendo ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais, e é hipoalergênica.


Crianças que já comem comida sólida podem ter benefícios com esse tipo de suplemento. Se a alimentação for desequilibrada, seletiva ou restrita e a criança não estiver crescendo adequadamente ou estiver com dificuldade em ganhar peso, complementar a dose diária de nutrientes com a bebida é uma alternativa.



Postar um comentário

0 Comentários