Santa Cruz do Capibaribe amplia rede de Núcleos de Apoio Psicossocial e Psicopedagógico nas escolas municipais


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe segue investindo no fortalecimento da saúde mental e do bem-estar da comunidade escolar. Na manhã desta terça - feira (08), o Prefeito, Helinho Aragão e o vice-prefeito Flávio Pontes receberam a coordenadora do Núcleo de Apoio Psicossocial e Psicopedagógico (NAPP), Verônica Valadares, que trouxe excelentes notícias sobre a ampliação dos núcleos no município.

Somente em 2025, já foram implantados quatro novos núcleos, que funcionam nas seguintes unidades de ensino:

• Escola João Maia Neto – Bairro Bela Vista

• Escola Senador Ronaldo Aragão – Bairro Dona Lica

• Escola de Tempo Integral Ivone Gonçalves – Centro

• Escola Augustinho Rufino – Centro

Esses núcleos se somam aos já existentes nas escolas:

• Escola Sevy Barros – Bairro Santa Tereza

• Escola Lindalva Aragão – Bairro Santo Agostinho

Com isso, Santa Cruz do Capibaribe já conta com seis Núcleos de Apoio Psicossocial e Psicopedagógico implantados. Cada núcleo é composto por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo escolar, psicopedagogo e assistente social, garantindo suporte integral aos professores e alunos.

Além disso, o município conta com um núcleo itinerante, que percorre as escolas que ainda não possuem a estrutura física implantada, garantindo que nenhum estudante fique sem o devido acompanhamento.

Segundo o prefeito, Helinho o objetivo é ir ainda mais longe. “Estamos muito felizes com os avanços que temos alcançado. Nosso compromisso é com uma educação de qualidade e com o cuidado integral com nossos alunos e professores. Em agosto, a meta é abrir mais quatro núcleos, totalizando 10 em funcionamento. É um investimento humano e social importantíssimo para o presente e o futuro da nossa cidade”, destacou.

Para a coordenadora Verônica Valadares, os núcleos têm feito a diferença na rotina escolar. “Estamos percebendo, na prática, como esse trabalho tem contribuído para o fortalecimento da aprendizagem, do comportamento, da autoestima dos alunos e da escuta qualificada dos profissionais da educação. Ampliar os núcleos é atender com responsabilidade às demandas da escola pública com dignidade”, afirmou.

Com a expansão prevista para agosto, Santa Cruz do Capibaribe caminha para consolidar uma política educacional inclusiva, comprometida com o cuidado emocional e psicopedagógico de toda a comunidade escolar.

Assessoria de Comunicação