Slide

10/recent/ticker-posts

Congo Paraíba, uma terra de belezas e encantos


Aqui você conhece um pouco da história do Congo-PB e vê belas fotos.

Terras doadas pelo CAPITÃO JOSÉ RODRIGUES, deram início à história do Município do Congo, no ano de 1830. Em 1836, foi iniciada a construção de uma capela, sendo seu construtor, um preto velho, conhecido como “CONGO” que deu origem ao nome da comunidade, hoje Município do Congo. O desenvolvimento desta pequena comunidade era crescente e chamou a atenção de muitas famílias de outras regiões, que para aqui se transferiram e muito contribuíram para o seu progresso.

Em 1871 através da Lei 480 deu-se a elevação do povoado à condição de Distrito. A emancipação política foi alcançada pela Lei 2064 de abril de 1959, cuja festa comemora-se no dia 15 de maio.

O Congo possui dois distritos: Carmo e Pindurão, e mais de dez localidades na zona rural.

Na parte da cultura a cidade tem a tradicional Festa de SANTA ANA festejada todos os anos.

No turismo, há pontos a serem explorados,como a serra da Engabelada,Uma serra muito bonita com pedras que formam verdadeiras esculturas e que guardam algumas pinturas rupestres, além de uma grande variedade de animais e vegetais nativos da região 

O visual da gigantesca serra encanta os olhos, à medida que se sobe ao cume da rocha. A cada passo a ladeira fica mais íngreme, exigindo mais esforço. No final, duas alegrias compensam o sacrifício: a sensação de ter vencido a caminhada, e a linda paisagem descortinada.

De lá podem ser vistos ao pé da serra o sítio Riacho do Algodão e o desenho de muitos imóveis rurais numa região onde predominam as pequenas propriedades.Além disso temos o Cruzeiro do Carmo, um lindo agrupamento de pedras com um cruzeiro de madeira no seu ponto mais alto. Localizado na Vila do Carmo, 18 km da sede do município do Congo PB. Suas pedras guardam algumas pinturas rupestres.

O Rabo do Pavão é famoso e atrai grande número de pessoas, como também é lá que é festejado o maior e melhor carnaval da Região.

Por Almir das Neves
Do www.merecedestaque.com

Postar um comentário

0 Comentários