Slide

10/recent/ticker-posts

Polícia Militar de Pernambuco abre concurso para 2.100 vagas

Uma semana depois de efetivar mais de três mil policiais militares, o governo do Estado abre edital oferecendo 2.100 novas vagas de soldado na corporação. As inscrições para o concurso começam na próxima sexta-feira e seguem até o dia 4 de outubro, devendo ser feitas exclusivamente no site da Universidade de Pernambuco.

Os candidatos devem ter no máximo 28 anos. As provas da primeira fase começam no dia 22 de novembro, com um exame escrito de conhecimento (língua portuguesa, matemática, geografia, história e direitos e conhecimentos fundamentais), que será realizado nas cidades do Recife, Nazaré da Mata (Zona da Mata), Caruaru, Garanhuns (ambos no Agreste) e Petrolina (Sertão). A inscrição custa R$ 80.

Além do teste escrito, os candidatos vão passar por exames de aptidão física, de saúde e psicológico. De acordo com o edital, publicado nessa terça-feira (1°) no Diário Oficial do Estado, os inscritos serão submetidos a uma investigação social durante o período do certame e tem caráter eliminatório.

A segunda fase corresponde ao Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Além da idade, o edital exige que os candidatos tenham concluído ensino médio ou correspondente em instituição de ensino reconhecida, possuir carteira de habilitação e ter altura mínima de 1,65 metro para homens e 1,60 metro para mulheres.

O último concurso realizado pela Polícia Militar de Pernambuco ocorreu em 2006. Os 3.100 candidatos aprovados terminaram o Curso de Formação de Soldados na semana passada e foram efetivados.

FALHAS - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no entanto, questiona a preparação desses novos policiais. Para o promotor Westei Conde, o treinamento dos candidatos teve várias falhas, entre elas a falta de espaço para os exercícios práticos e o não cumprimento da investigação social dos alunos.

O MPPE começou a investigar o edital do concurso de 2006 em abril deste ano. Conde chegou a enviar uma recomendação ao governo do Estado solicitando que os alunos não iniciassem o estágio prático, realizado na rua.

O promotor também deu entrada na Justiça com uma ação civil pública contra o Estado de Pernambuco pedindo a suspensão da formatura da turma. O pedido foi indeferido pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual, Wagner Ramalho. Westei Conde afirma que pretende recorrer da decisão.

Questionado pela reportagem sobre o novo edital lançado ontem, o promotor preferiu não falar sobre o assunto. Atualmente, o salário de um soldado da Polícia Militar pernambucana é de R$ 1.210,28.

Do Jornal do Commercio

Postar um comentário

0 Comentários