Categoria articula no Senado a aprovação da PLP 185/2024, que regulamenta aposentadoria especial aos Agentes Comunitários de saúde.
![]() |
Diretores da AACOSCAPE, Jailma Lopes, Danusa Dacila, Clécio Arruda, e Almir Neves, durante mobilização em Brasília. |
Entre os dias 19 e 21 de agosto de 2025, quatro membros da diretoria da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe (AACOSCAPE) estiveram em Brasília participando do movimento nacional da categoria, organizado pela CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde.
A principal pauta da mobilização foi a luta pela aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 185/2024, que prevê a aposentadoria especial para os ACS, reconhecendo a relevância da atividade e as condições diferenciadas de trabalho enfrentadas pelos profissionais em todo o país.
Durante os três dias, os representantes da associação de Santa Cruz do Capibaribe participaram de reuniões, acompanharam discussões no Senado e reforçaram a necessidade de avanços concretos para a categoria.
A presença dos dirigentes do município na 1capital federal reforça o compromisso da entidade local em somar forças ao movimento nacional, garantindo que a voz dos agentes comunitários de saúde de Santa Cruz do Capibaribe seja ouvida em um dos momentos mais importantes da luta da categoria.
"A luta pela aposentadoria especial é histórica e a aprovação da PLP 185/2024 representa justiça para milhares de agentes comunitários em todo o Brasil."
Redes Sociais