Slide

10/recent/ticker-posts

Padre condena festa em Sumé e cria polêmica

A população da pequena cidade de Sumé, no Cariri paraibano, acompanha estarrecida a polêmica envolvendo o padre Haroldo Andrade e os promotores de uma festa programada para a madrugada do próximo sábado. Revoltado com o evento, que segundo ele, vai de encontro aos preceitos cristãos, o vigário afirma que negará assistência religiosa aos participantes do show, inclusive, promete não fazer a recomendação do corpo daqueles que por ventura venham a morrer em consequência da festa.
"Se alguém morrer, nem me chame para recomendar o corpo que eu não vou", desabafou o sacerdote, ao tempo que conclama a população cristã da cidade a não permitir que seu filhos participem da evento profano.
O religioso garante que mesmo com a festa programada para a madrugada do sábado, trata-se de um grande desrepeito e uma ofensa às tradições religiosas. "O Sábado de Aleluia é um dia de silêncio. Quem for à festa não está ofendendo a mim, mas a Cristo, que foi sepultado neste dia", disse.
Ele revelou que não é contra festas, "pois quem mais faz festa é a própria Igreja, mas há outros dias para realizar". Padre Haroldo afirmou que o evento poderia ser realizado na virada do sábado para o domingo, quando o período de vigília se acaba.
Dom Jaime, bispo de Campina Grande, discorda de radicalismo do pároco Foto:Junot Lacet/DB/D.A Press


O bispo diocesano Dom Jaime Vieira Rocha apoia o vigário no tocante à posição contrária à festa, no entanto, sobre a decisão de não recomendar o corpo a quem por ventura venha a morrer, revelou que "Deus é misericordioso e nós devemos ser também".
"Ele (padre) age por zelo e seriedade, defendendo as tradições católicas. Trata-se de um grande desrespeito, pois vivemos num país católico, embora eu respeite o pluralismo", disse Dom Jaime, lembrando que nas cidades pequenas a religião é ainda mais forte.
Opiniões

Os moradores permanecem divididos. O mais jovens, por levarem em conta que o evento será iniciado após a meia-noite da Sexta-Feira, não vêem nenhum problema, enquanto os de idades mais avançadas e que seguem com afinco as orientações católicas, são radicalmente contra.
O organizador Felipe Lago garante que o evento está mantido para a madrugada do sábado, com a banda Forró Pegado. Católico, ele revelou que não vê nada de anormal, pois a Sexta-Feira Santa está sendo respeitada, inclusive, há várias outras cidades que realizam festa.
 
Fonte: Cotidiano

Postar um comentário

0 Comentários