Slide

10/recent/ticker-posts

Mais de 50% dos nosrdestinos não têm conta bancária


Textos de Juliana Cavalcanti
do Diário de Pernambuco

O Nordeste é a região com menor número de pessoas com contas bancárias do país. O dado foi revelado pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado ontem. O levantamento ouviu 2.770 pessoas nas cinco regiões brasileiras e apontou que 39,5% dos brasileiros não possuem conta bancária. O percentual cresce bastante nas regiões Nordeste e Norte, onde 52,6% e 50% das pessoas, respectivamente, estão fora do sistema bancário.

"Isso é um indicador de subdesenvolvimento. Quanto mais desenvolvido um país, mais o sistema bancário é capilarizado. Outra questão constatada é que existe um equívoco na maneira de entender a função dos bancos no Brasil. Um percentual pequeno associa aos bancos a função primeira de oferecer crédito", analisa Milko Matijascic, chefe da Assessoria Técnica do Ipea.

Segundo a pesquisa realizada pelo instituto, apenas 4,5% das pessoas entendem como função das instituições financeiras ´emprestar dinheiro`. Para a maioria (62,1%), os bancos servem para ´movimentar e guardar dinheiro`, enquanto para 29,5% funcionam para ´oferecer produtos/serviços e pagar contas`. Esse entendimento independe da faixa de renda dos entrevistados.

Leia mais...

Postar um comentário

0 Comentários