Slide

10/recent/ticker-posts

Disque-denúncia reforça campanha do desarmamento

Muitas armas ainda estão nas mãos da sociedade civil em Pernambuco. É o que demonstra um levantamento feito pelo Disque-denúncia. Quase 5 mil informações sobre porte ilegal de armas no Estado chegaram à instituição nos seis primeiros meses deste ano. E de acordo com a Polícia Federal, de maio até agora, mais de 1,6 mil armas foram entregues pela campanha do desarmamento.

A coordenadora do Disque-Denúncia em Pernambuco, Carmela Galindo, destaca que as informações relacionadas com o porte ilegal de armas ocupam o primeiro lugar entre todas as registradas pela organização não-governamental. De acordo com o último levantamento, no primeiro semestre deste ano, o serviço recebeu 4.917 denúncias de porte ilegal de armas em todo o Estado.

O Recife lidera a estatística, com 2.163 denúncias, ou 44% do total. Em seguida, aparecem Jaboatão dos Guararapes, com 737 queixas, ou 15%; Olinda, com 688, 14%; e Paulista, com 393, 8% das denúncias. "A posse ilegal de arma de fogo é líder no ranking do Disque-Denúncia exatamente por estar relacionada com outros crimes mais graves", afirma Carmela.

Na sede da Superintendência da Polícia Federal no Recife, as armas entregues de forma espontânea pela população continuam chegando em grande número. De maio até agora, foram 1.607 armas entregues. A média é de 15 armas por dia. Todas as armas seguem para um depósito do Exército, onde são destruídas.

Para o delegado responsável pelo combate ao crime organizado, os números são muito positivos. "Nós acreditamos que a campanha do desarmamento está sendo um sucesso. Ela vem alcançando seus objetivos e o fato de as pessoas estarem denunciando, de aparecerem essas armas, é um elemento a mais para coroar o sucesso da operação. Demonstrar que, de fato, o Governo está no caminho certo, a Polícia Federal e o Ministério da Justiça estão no caminho certo, em implementar a campanha do desarmamento", enfatiza o delegado da Polícia Federal Nílson Antunes.

O secretário de Defesa Social do Estado, Wilson Damázio, acredita que as ações implementadas pelas polícias Civil e Militar são positivas. De Janeiro a Julho, foram 4.256 armas apreendidas. "Essas armas que são arrecadadas pela campanha do desarmamento são armas que estão em poder da população civil, isso é uma coisa. A outra é a que está junto com a criminalidade, e aí é obrigação das polícias Civil e Militar, e também das polícias Federal e Rodoviária, cada vez mais se empenharem no sentido de tirar essas armas de circulação", esclarece.

O telefone do Disque-Denúncia é (81) 3421.9595.

Merecedestaque.blogspot.com
Fonte: pe360graus.com

Postar um comentário

0 Comentários