Slide

10/recent/ticker-posts

Brasil cresce menos que México e Chile, porém cresce mais que países desenvolvidos

O IBGE divulgou nesta sexta feira (02), a comparação do crescimento do PIB brasileiro com outros países  no segundo trimestre, em relação ao primeiro trimestre de 2011.

Segundo o IBGE, Chile (1,4%) e México (1,1%) cresceram mais que o Brasil, que se expandiu 0,8%, mesmo percentual da Coreia do Sul. O Brasil cresceu mais que Bélgica (0,7%), Noruega (0,4%), Itália (0,3%), Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia (0,2% cada país), Alemanha e Holanda (0,1% cada país), França (estável) e Japão (-0,3%).

O IBGE também comparou o crescimento do Brasil em relação aos demais países emergentes do grupo conhecido como Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A comparação desta vez é entre o crescimento registrado no segundo trimestre frente ao mesmo trimestre de 2010. Nesse ponto, o Brasil só ganha para os Africanos. Nessa base, o Brasil apresentou expansão de 3,1%, acima da África do Sul (1,3%) e praticamente empatado com a Rússia (3,4%). Distante estão Índia (7,7%) e China (9,5%).

Desde o quarto trimestre de 2010 o Brasil possui um comportamento econômico muito parecido com o da Rússia. A África do Sul, que no primeiro trimestre havia crescido mais que o Brasil -- que ficou na lanterna de crescimento do grupo naquele momento -- agora apresentou forte desaceleração no crescimento. China e Índia apresentaram leves reduções, de 0,2 e 0,1 ponto percentual, respectivamente, entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, na comparação com períodos semelhantes de 2010.

Postar um comentário

0 Comentários