Slide

10/recent/ticker-posts

Redes sociais podem virar arma de assaltantes neste fim de ano, alerta PM

Quem vai viajar neste fim de ano deve ficar atento ao que vai postar nas redes sociais: elas podem virar uma arma para os assaltantes de plantão. O alerta é da Polícia Militar e do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo (Sesvesp).

“Se a pessoa coloca que está saindo de férias ou pelo menos deixa isso subentendido, dá um prato cheio para o bandido, que saberá que a casa está vazia. Mesmo que poste apenas para os amigos, a informação vai passando, circulando. A pessoa acaba preparando uma armadilha para si”, afirma o capitão Cleodato Moisés, porta-voz da PM.

O vice-presidente do Sesvesp, João Palhuca, concorda. “O bandido sempre vai procurar o caminho mais fácil e as redes sociais estão funcionando como uma ferramenta facilitadora. Não dá mais para se preocupar apenas com um vizinho mal intencionado.”

Segundo Palhuca, "as pessoas entram nas redes sociais com um espírito de compartilhamento, mas não se dão conta de que também há ladrões lá, querendo levantar informações". "O ideal é jamais fornecer dados como o número de posses e propriedades. A recomendação é nunca mostrar ostentação", diz.

O uso adequado da internet, no entanto, é apenas um dos cuidados que precisam ser tomados por quem planeja “abandonar” o lar para curtir as festas e a merecida pausa no trabalho.

O importante, segundo os especialistas, é não deixar aparente uma mudança repentina de rotina. “Tem aquele morador que sempre deixa o cachorro nos fundos da casa. Aí quando vai viajar, ele aparece na frente, com um balde de água e comida para vários dias. É o sinal que o criminoso precisa”, diz Moisés.

Reforçar as portas e janelas com trincos e cadeados, instalar dispositivos de segurança como alarmes, suspender correspondências e a assinatura de jornais e pedir para que um vizinho estacione na garagem, especialmente à noite, estão entre as principais recomendações.

O capitão da PM diz ainda que o velho truque da luz acesa é o pior de todos. “Aquela luz de noite, de madrugada e até de dia vai fazer o criminoso perceber que não há ninguém na residência.”

Segundo Moisés, quem for passar os dias na praia tem que redobrar a atenção. "A pessoa tem que tomar todos os cuidados quando for deixar a casa sozinha, mas também quando chegar à casa de veraneio ou alugada. Se ficar na praia de manhã até a noite todos os dias, o criminoso vai se ligar e se aproveitar, porque ele sabe que o turista leva bastante dinheiro e equipamentos eletrônicos.”

A dica é não levar tantos aparelhos de valor e evitar tirar muito dinheiro ou levar vários cartões de crédito na viagem.

Para Palhuca, também é necessário atenção com o telefone fixo e com o celular. "Se ele vai ficar desligado ou fora da área, não se pode deixar na caixa postal a mensagem: 'estou viajado ou estou de férias'. Basta dizer que não pode atender no momento e que liga assim que possível. Há muitos golpes feitos pelo celular."

Postado por Almir das Neves
Com informações do G1

Postar um comentário

0 Comentários