Slide

10/recent/ticker-posts

Em PE, cerca de 20% das ligações diárias recebidas no 190 são trotes

Em média, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) recebe 2,5 mil ligações por dia no número de emergência 190. Dessas chamadas, cerca de 20%, ou seja, quinhentas, são trotes. Nos finais de semana, os índices chegam a duplicar. Segundo o gerente do Ciods, Ricardo Fentes, uma grande quantidade é feita por crianças, que utilizam telefones públicos ou os celulares dos pais.

“Dentro do Ciods, nós trabalhamos com viaturas da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, que estão disponíveis para atendimento de ocorrências verdadeiras. Na hora que temos viaturas deslocadas com todo o aparato para um local onde não há ocorrência, nós deixamos o outro lado da cidade descoberto”, informou Fentes.

No Bom Dia Pernambuco desta quinta-feira (26), foi mostrada uma gravação em que uma criança passa um trote para uma das atendentes da Ciods. “Quando estão no período letivo, a quantidade de trotes é imensa de dentro das escolas. Nós precisamos conscientizar pais e educadores para que formemos uma nova geração de cidadãos”, pediu o gerente do centro.

O Ciods aumentou de 17 atendentes em 2011 para 30 por turno em 2012. Em cada horário, dez funcionários falam outro idioma, já visando a Copa do Mundo de 2014. Porém, esses meios ainda são bastante consumidos pela grande quantidade de ocorrências geradas que não são verdadeiras. Em 2011, o centro recebeu cerca de 970 mil trotes.

Devido a algumas políticas do Ciods, como a colocação de atendentes masculinos no turno da madrugada e a tipificação de ocorrências, o número de 2011 sofreu queda. Em 2010, foram cerca de 1,14 milhão de trotes. “Isso é crime no código penal brasileiro. A ligação e interrupção do serviço telefônico estão previstos com pena de um a três anos”, concluiu Ricardo Fentes.

Do G1 PE

Postar um comentário

0 Comentários