Slide

10/recent/ticker-posts

Viciados em Internet sofrem danos cerebrais semelhantes ao efeito de drogas

A internet e os jogos eletrônicos causam alterações no cérebro parecidas com às que são observadas em pessoas viciadas em álcool, cocaína e maconha. Em um estudo pioneiro, cientistas utilizaram ressonância magnética para revelar anormalidades em adolescentes que passavam muitas horas na internet em detrimento de suas vidas pessoal e social.

Pesquisadores acreditam que o estudo pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos e a combater problemas de comportamento.

Estimativas indicam que de 5% a 10% dos internautas são incapazes de controlar seu uso da internet, portanto, são considerados viciados. A maioria é de jogadores de games, que ficam tão absortos que acabam sem comer ou beber por longos períodos. Tanta dedicação acaba causando problemas na educação, no trabalho e nos relacionamentos deles.

Henrietta Bowden Jones, psiquiatra do Imperial College, de Londres, que dirige uma clínica ligada ao Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) exclusiva para viciados em internet e jogadores problemáticos da Grã-Bretanha, ressaltou que a maioria dos viciados em jogos deixa de lado suas obrigações:

- Eu tenho visto pessoas que pararam de assistir aulas da universidade, não conseguem passar de ano ou que acabaram se separando porque foram incapazes de se conectar emocionalmente com qualquer coisa fora do jogo.

Entre os casos estudados pelos pesquisadores, chama a atenção a morte de uma menina de três anos que não era alimentada pela mãe. Rebecca Colleen Christie, quando tinha 25 anos, jogava “World of Warcraft” equanto a filha, Brandi, passava fome. O bebê pesava pouco mais de dez quilos e estava inconsciente quando foi levado para o hospital.

Já Chris Staniforth, de 20 anos, morreu por causa de um coágulo de sangue depois de passar até 12 horas jogando em seu Xbox. Mesmo sem ter histórico de problemas de saúde, desenvolveu trombose venosa profunda, que geralmente ocorre em passageiros de voos de longa distância.

Blog Merece Destaque
Fonte: O Globo
Foto: Almir das Neves

Postar um comentário

0 Comentários