Slide

10/recent/ticker-posts

Lula é o grande homenageado em São Paulo

Gaviões agita o público com homenagem ao ex-presidente Lula.

O ex-presidente gravou um depoimento em vídeo que foi exibido no desfile
Foto: Marcos Bezerra/Futura Press.

A trajetória de um dos presidentes mais populares do País foi o enredo que a Gaviões da Fiel levou ao sambódromo nas primeiras horas da manhã deste domingo (19). Verás que o filho fiel não foge à luta - Lula o retrato de uma naçãoé o título do enredo que agitou as arquibancadas do Anhembi, em São Paulo.

Impedido de desfilar por ordens médicas, o ex-presidente Lula foi representado pela sua mulher, Marisa Letícia. Sob forte esquema de segurança, a ex-primeira dama disse que Lula poderá desfilar no desfile das campeãs na próxima sexta, dia 24, a depender do seu estado de saúde. O ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e o ator Fábio Assunção também marcaram presença no desfile.

A comissão de frente "Cordel do Povo Brasileiro" lembrou a origem nordestina do ex-presidente. Com os dançarinos vestidos de sertanejos e cinco grandes painéis com pinturas de cordel, a comissão mostrou três atores interpretando diferentes fases da vida de Lula, como garoto, operário e político.

Logo em seguida, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Bozó e Gislaine mostrou a exuberância da flor do sertão, o mandacaru. A a roupa preta e branca do Bozó, inspirada na ave Carcará, fez um belo contraste com a fantasia da porta-bandeira, composta por cores laranja e amarelo vibrante. As cores fortes também estiveram presentes na ala das baianas, que homenagearam a paisagem do sertão brasileiro.

O carro abre-alas trouxe o chão rachado como nas terras do interior de Pernambuco, onde o presidente nasceu. O sol foi representado por uma escultura de aço no centro da alegoria, que também contou com um grande gavião e um escorpião, signo de Lula. A passagem da escola foi acompanhada com empolgação pelas arquibancadas, que ascendeu sinalizadores de fumaça para saudar a chegada da bateria.

A transformação na vida do metalúrgico na mudança do sertão para o estado de São Paulo foi demonstrada nas alas, com fantasias em preto e branco, com detalhes laranja. A chegada em São Bernardo do Campo, nos anos 70, também foi lembrada em fantasias que destacavam os utensílios usados em sua profissão, torneiro mecânico.

À frente dos músicos, a madrinha Sabrina Sato desfilou com uma fantasia de cor laranja vibrante e com efeitos visuais. Os 200 ritmistas que estavam fantasiados do ex-presidente, com a barba característica e roupas pretas e prateadas representando os operários. Durante uma paradinha emocionante, no recuo, a bateria fez uma performance e trocou de fantasia, se transformando em Lula presidente. A rainha Tati Minerato também abandonou os trajes de operária e ficou apenas com uma pintura corporal, representando uma faixa presidencial.

A criação do Partido dos Trabalhadores foi representada em uma das alas da escola, com fantasias destacando as cores e símbolos do partido. A segunda alegoria "Duelo da Democracia contra o Dragão da Ditadura" contava com castelos e gárgulas simbolizando a luta do mal, retratado por um dragão, contra o bem, representado por um grande anjo prateado. Na parte inferior do carro, os porões da repressão foram representados por presos amordaçados e ensaguentados.

Uma ala composta por cadeirantes lembrou o movimento das Diretas Já. Fantasiados de pessoas comuns, operários, domésticas, estudantes e outros personagens, os passistas empunhavam faixas com palavras de ordem. A terceira alegoria "Barca da cidadania em viagem ao coração do Brasil" foi composta

As demais alas mostraram desafios e bandeiras políticas do ex-presidente, como o acesso à educação, ao emprego e à moradia. Também foram lembradas a inflação e o Plano Real, que foram temas das campanhas presidenciais enfrentadas por Lula. As alas antecederam a quarta alegoria, "Esperança contra o Medo", que trouxe representou monumentos de Brasília para retratar a posse de Lula como presidente da República, em 2002.

Com um painel de led apresentando imagens de Lula ao longo da vida, a última alegoria representa o presidente como torcedor corintiano. O painel, no centro do escudo do time paulistano, mostrou também um vídeo de agradecimento do ex-presidente, que viria como destaque da alegoria. Em seu lugar, a ex-primeira dama Marisa Letícia e o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez.

No fundo, o carro contou ainda com barracos que formavam uma favela colorida e urbanizada, mostrando o povo que reverencia a figura do ex-presidente. A ideia sintetiza o enredo desenvolvido pela escola, que mostrou Lula como um exemplo de brasileiro que luta e alcança vitórias diariamente.

Histórico

O Grêmio Recreativo Gaviões da Fiel iniciou sua história no Carnaval de 1975, quando um grupo de amigos formou um bloco, todos de torcedores, para sair nas ruas paulistanas. Com o sucesso do bloco, a escola foi fundada como Escola de Samba oficial no Carnaval de 1989, 15 anos depois.

Ficha Técnica
Presidente:Eduardo de Araújo Fontes
Carnavalesco: Zilkson Reis
Intérprete:Ernesto Teixeira
Cores: preto e branco
Posição no Carnaval de 2011: 5º lugar

(Fonte: Terra)

Postar um comentário

0 Comentários