Slide

10/recent/ticker-posts

Mutirão no Recife faz cirurgias de reconstituição de mama em mulheres

Desde a segunda-feira (5), acontece no Recife um mutirão especial que está oferecendo cirurgias gratuitas para reconstituição de mama em quatro hospitais da capital. A ação, que acontece no Brasil inteiro, deverá fazer quinhentas cirurgias. Em Pernambuco, serão trinta procedimentos, realizados nos hospitais Agamenon Magalhães, na Tamarineira; Barão de Lucena, na Iputinga; das Clínicas, na Cidade Universitária; e Imip, nos Coelhos.

Nesta terça-feira (6), o número de cirurgias se intensifica, porém só serão atendidas as pacientes que já possuem o procedimento agendado. O chefe do serviço de cirurgias plásticas do Hospital das Clínicas, Antônio Carlos Braga, comentou que todas as mulheres podem procurar o serviço normalmente para atendimento. “As pacientes que desejarem operar podem vir regularmente no nosso ambulatório. Esta semana, selecionamos essas pacientes para que possamos focar só na reconstrução. Mas elas podem procurar os hospitais engajados nesse mutirão, e também o Hospital das Clínicas, porque nós operamos os pacientes de maneira rotineira. Ela pode procurar o serviço todas as manhãs”, contou.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Muitas vezes o efeito vai além das perdas e da debilitação física. “Perder a mama mexe não só com a autoestima, mas também com a feminilidade. Muda de maneira muito importante a vida da paciente, não só na sua autoestima, como no seu relacionamento interpessoal. Algumas vezes os relacionamentos também são abalados com esse tipo de patologia”, disse o doutor Antônio Carlos Braga.

O objetivo das cirurgias que estão sendo feitas em Pernambuco é reconstituir o contorno da mama e simetrizar em relação ao corpo. Dentre os fatores indicativos para a realização do procedimento, estão o tamanho do tumor, a localização e a agressividade da lesão. Apesar dos tratamentos estarem avançandos, o número de casos ainda cresce entre as mulheres. “A gente tem notado que elas estão bebendo muito, fumando, fazendo uma dieta inadequada e também vive com muito estresse. O número de pacientes tem aumentado, principalmente as mais jovens”, falou o médico.

A orientação dada pelos profissionais de saúde para evitar que o câncer tome grandes proporções é para que as mulheres sempre façam o autoexame de forma bimestral e procurem médicos para a realização de mamografia, ultrassonografias, estando sempre atentas às alterações no corpo. De acordo com Antônio Carlos Braga, a ação nacional, além de beneficiar um grande número de mulheres, serve para dar visibilidade à questão da doença. “O mutirão serve para alertar, para que elas se cuidem, fiquem mais atentas e procure o serviço de saúde para de maneira geral ter uma prevenção mais efetiva em relação ao câncer de mama”, concluiu.

Fonte: G1 PE
Imagem da Web

Postar um comentário

0 Comentários