Slide

10/recent/ticker-posts

Urna eletrônica é violada durante teste


Esta semana, uma equipe formada por professores e estudantes da Universidade de Brasília – UNB, conseguiu violar, durante testes públicos realizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o sistema usado nas urnas eletrônicas pela Justiça Eleitoral, segundo informações do site R7.

Com a violação, o grupo da UNB conseguiu descobrir quais os candidatos que foram votados, mas não chegou aos autores dos votos, o que significa que não houve quebra do sigilo do voto. A simulação foi permitida porque o TSE disponibilizou o código-fonte usado nas urnas, que não é liberado para o público geral. Isso teria sido o facilitador para que os hackers invadissem o sistema de votação.

“O objetivo do teste é esse mesmo, ver como aprimorar o sistema. Em uma situação real, seria impossível violá-lo sem o código-fonte”, explicou o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski. Ele aproveitou a oportunidade para dizer que “os eleitores podem ficar tranquilos, pois o sistema é confiável”. O resultado do teste será utilizado para o aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação.

Blog Merece Destaque.
Fonte: Estação Jataúba

Postar um comentário

0 Comentários