Slide

10/recent/ticker-posts

Seca no nordeste preocupa Dilma. Eduardo Campos é convocado.

Governador é convocado por Dilma para tratar da seca no Nordeste



Imagem: Andréa Rêgo Barros/SEI



Os efeitos na seca nos estados do Nordeste serão tema da reunião da presidente Dilma Rousseff (PT) com os governadores da região, ministros e dirigentes de estatais que atuam na área. O encontro será na próxima semana, em Brasília. O governador Eduardo Campos (PSB) foi convocado por meio de um telefonema da própria presidente nesta quarta-feira. Na conversa, o socialista fez um relato da situação do estado que começa a ficar complicada, segundo ele, com a perda de plantações, rebanhos e a falta de água para abastecer a população rural e urbana.

“Graças às políticas sociais como a aposentadoria do trabalhador rural, crescimento do salário mínimo e Bolsa Família, o Nordeste enfrenta uma seca hoje em condições muito melhores do que no passado, mas isso não impede que um longo período sem chuvas produza prejuízo econômico e sofrimento para as pessoas. Ou seja, precisamos apoiar os arranjos econômicos e precisamos socorrer os nordestinos, inclusive com assistência social”, afirmou Eduardo.

O socialista lembrou da necessidade de adotar medidas emergenciais como distribuição de água portável por carro-pipa e o fornecimento de ração animal para os rebanhos, além de programa de qualificação profissional e a construção de cisternas e barragens. Há duas semanas, Eduardo, vem promovendo reuniões com membros de sua equipe e desenhando um plano de ação estadual para enfrentamento da calamidade.

Sobre a questão, o governador falou também com os ministros Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) e Gleisi Hoffman (Casa Civil). Segundo ele, tanto a presidente quanto os ministros foram extremamente receptivos e se mostraram interessados em conversar sobre as propostas apresentadas. Eduardo também conversou com os governadores Ricardo Coutinho (Paraíba), Cid Gomes (Ceará) e Wilson Martins (Piauí), que demonstraram grande preocupação com a situação em seus estados.

Nesta quinta-feira, Eduardo Campos abre um espaço na agenda, que desde a última terça-feira está ocupada com as reuniões de monitoramento das ações em execução no estado, para visitar o município de Bonito, no Agreste do estado. O socialista vai entregar máquinas agrícolas para 46 cidades de Pernambuco. O evento está previsto para as 9h.


Fonte: Diário de PE
Por Rosália Rangel, com informações da Secretaria estadual de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários