Slide

10/recent/ticker-posts

Severino Cavalcanti desiste da reeleição em João Alfredo/PE

Com a candidatura sub judice e sua gestão na mira do TCE, o ex-presidente da Câmara Federal sai da disputa em João Alfredo



O prefeito de João Alfredo Severino Cavalcanti (PP) desistiu de concorrer à reeleição no município. O cartório da cidade recebeu às 11h24 desta quarta-feira (12) o pedido de renúncia de sua candidatura que estava sub judice. Há duas semanas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu impugnar sua postulação por conta da Lei da Ficha Limpa que torna inelegível os candidatos que tenham renunciado o mandato no passado para fugir de uma cassação. Em 2005, Severino renunciou ao cargo de deputado federal após ter sido acusado de receber propina para autorizar o funcionamento de um restaurante na Câmara. O caso ficou conhecido como “mensalinho”.

Na terça-feira (11) a situação do ex-presidente da Câmara se agravou após o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) ter identificado inúmeras irregularidades na folha de pagamento da Prefeitura de João Alfredo no período de janeiro de 2009 a maio de 2010. Entre as ocorrências, está a contratação de funcionários fantasma. Nomes de pessoas já falecidas ou de servidores domiciliados em outros estados constavam no quadro da administração municipal. Os auditores do TCE também apontaram o acúmulo indevido de cargos, a contratação de servidores não efetivos com idade superior a 80 anos e remunerações abaixo do salário mínimo.

O Tribunal determinou a suspensão imediata dos funcionários em situação irregular e a realização de uma Tomada de Contas Especial para investigar com maior profundidade a abrangência das irregularidades. O prefeito Severino Cavalcanti ainda não foi localizado para comentar sua renúncia.O advogado do PP, Plínio Pimentel, que trabalhava para reverter a impugnação da candidatura de Severino no TRE, disse ao JC que ainda não foi informado oficialmente sobre a decisão do prefeito. "Acabei de saber aqui na corregedoria do TRE. Ainda não consegui falar com ninguém da família", afirmou.

Débora Duque do JC

Postar um comentário

0 Comentários