Slide

10/recent/ticker-posts

Carmélia Alves, a "rainha do baião", morre no Rio de Janeiro




Aos 89 anos, cantora foi vítima de complicações cardíacas; velório será no Retiro dos Artistas



A cantora Carmélia Alves, a "rainha do baião", morreu na noite deste sábado (3), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Internada há 20 dias no Hospital das Clínicas de Jacarepaguá, Alves foi vítima de complicações cardíacas e teve falência múltipla dos órgãos.


Natural da capital fluminense, Carmélia Alves começou a carreira na década de 1940, interpretando canções célebres de Carmen Miranda na rádio e, depois, virando crooner do hotel Copacabana Palace.

Mais tarde, quando as músicas de Luiz Gonzaga passaram a fazer sucesso, acrescentou o baião a seu repertório – por conta disso, recebeu de Gonzaga o título de "rainha do baião". Os dois se apresentaram juntos diversas vezes e a parceria deu origem ao disco "Luiz Gonzaga e Carmélia Alves ao Vivo", gravado em 1977 no teatro João Caetano, no Rio.


"Sabiá na Gaiola", "Trepa no Coqueiro", "Coração Magoado" e "Esta Noite Serenou" são algumas das canções famosas em sua voz. Estrela da época, também participou de filmes como "Carnaval em Lá Maior" (1955) e "Agulha no Palheiro" (1953).

Ouça abaixo a música "Trepa no Coqueiro":



Em 2005, Carmélia participou do show "Estão Voltando as Flores" em que homenageava, ao lado de Carminha Mascarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima, o repertório da era de ouro do rádio, entre os anos 1930 e 1950. O sucesso do quarteto foi tanto que o espetáculo deu origem a um álbum e, anos depois, ao documentário "Cantoras do Rádio" (2008).

Nos últimos anos, Carmélia sofria com o Mal de Alzheimer. O velório de Carmélia será realizado na manhã deste domingo (4) no Retiro dos Artistas, zona oeste do Rio, onde morava.



Do iG São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários