Slide

10/recent/ticker-posts

Monsenhor Heleno será transferido de Santa Cruz para Caruaru

O Monsenhor José Heleno dos Santos, atualmente Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel em Santa Cruz do Capibaribe, é nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores (Catedral de Caruaru).

Com a confirmação da transferência de Monsenhor Heleno, o Bispo Dom Bernardino Marchió nomeou o Padre Joselito Gomes da Silva, atualmente Pároco de Sant´Ana em Gravatá para substituir o Monsenhor Heleno e assumir a principal Paróquia de Santa Cruz do Capibaribe. 

Conheça um pouco sobre o novo Pároco que virá a Santa Cruz

Pe. Joselito Gomes da Silva.
Pe. Joselito Gomes da Silva, nascido na cidade de Bezerros no dia 31 de Março de 1961. Se ordenou no dia 12 de Dezembro de 1987, e por onze anos desempenhou sua missão no Ministério Presbiteral da Catedral de Nossa Senhora das Dores em Caruaru.

Sua chegada a Gravatá se traduziu pela necessidade da população devido a enfermidade do Monsenhor Cremildo, e após o falecimento do Monsenhor, foi designado a assumir a Matriz de Sant'Ana, em 1998.

À frente a Paróquia de Nossa Senhora Santana, em Gravatá, Padre Joselito ficou conhecido por ter chegado à cidade em um momento em que a sensibilidade da população estava aflorada. Ele escutou a todos, derrubou barreiras, exercitou a humildade e se dedicou incondicionalmente à população gravataense. Já são 14 anos em Gravatá.

Padre Joselito é cantor católico e encanta pela sensibilidade transmitida em sua belíssima voz, já tendo se apresentado em aberturas de shows de padres conhecidos como Fábio de Melo e Antônio Maria.

Sobre as substituições e nomeações de vários párocos, nas cidades que compõe a Diocese de Caruaru, o Bispo Dom Bernardino Marchió divulgou a seguinte nota:

Caríssimos Diocesanos:

S. Gregório Magno (Papa e Doutor da Igreja 540-604) escreveu na Regra Pastoral: ”Seja o Pastor discreto no silêncio, útil na fala, para não falar o que deve calar, nem calar o que deve dizer. Pois da mesma forma que uma palavra inconsiderada arrasta ao erro, o silêncio inoportuno deixa no erro aqueles a quem poderia instruir”.

Alguns eventos eclesiais (50 anos do início do Concílio Vaticano II, Ano da Fé e Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização) exigem da nossa Diocese novos compromissos com o anuncio do Evangelho. Todo o Povo de Deus é chamado a participar da missão de sua Igreja, mas, por causa da Ordenação sacramental, padres e diáconos tem a maior responsabilidade na administração das Paróquias, Comunidades e outras atividades diocesanas.

As decisões que hoje são divulgadas são frutos de várias reuniões com os Conselhos que assessoram o Bispo e com Leigos e Leigas ouvidos em várias ocasiões. Sempre se corre o risco de errar porque ninguém é dono do Espírito Santo, nem o Bispo! Existe a perspectiva de alegrar alguém e decepcionar outros. No entanto a Diocese está nas mãos de Deus e quem a dirige é Jesus, o Bom Pastor. Nele nós confiamos! Na força do Espírito Santo e com a proteção da Mãe das Dores entenderemos que as mudanças fazem bem aos Padres e aos Paroquianos.

Critérios e princípios gerais que orientam as nomeações:

A valorização das aptidões e carismas de cada padre para melhor atender as necessidades da Diocese
Os Ministros Ordenados estão a serviço da Igreja em todas as suas dimensões e necessidades: as mudanças favorecem a exigência da Igreja de renovar as suas estruturas ”passando de uma pastoral da conservação para uma ação decididamente missionária”
O parecer maduro dos Presbíteros que fazem parte dos Conselhos e dos Leigos/as que devem participar ”do discernimento, da tomada de decisões, do planejamento e da execução” (DAp n. 371) do projeto pastoral diocesano.
As novas exigências da evangelização: pastoral urbana, mídia, novos grupos sociais, cultura, vida e família, juventude, globalização, promoção da dignidade humana etc.

Situações concretas que exigem as transferências:

Renúncias de alguns padres aos seus respectivos cargos (Mons. Olivaldo Pereira/ Paróquia Nossa Senhora das Dores em Caruaru; Mons. Geraldo Spósito/Paróquia São José em Bezerros e Pe. Luis Amaro/Paróquia N. S. da Conceição em Riacho das Almas)
Retorno à Diocese de Padres diocesanos que estavam em outras missões: Pe. João Paulo de Araújo Gomes (Roma), Pe. Eronildo Cruz (Roma), Pe. Roberto Ribeiro (Diocese de Floresta), Pe. José Izael Evaristo Torres (São Paulo)
Criação da nova Paróquia de Nossa Senhora das Graças em Gravatá e da Área Pastoral de Encruzilhada de São João (Bezerros)

Nomeações para as necessidades pastorais das Paróquias:
  • ØMons. José Heleno dos Santos, atualmente Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel em Santa Cruz do Capibaribe, é nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores (Catedral de Caruaru).
  • ØPe . Joselito Gomes da Silva, atualmente Pároco de Sant´Ana em Gravatá,é nomeado Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel em Santa Cruz do Capibaribe.
  • ØPe . João Paulo de Araújo Gomes é nomeado Pároco da Paróquia de Sant´Ana em Gravatá tendo como Vigários Paroquiais e Administradores das Áreas Pastorais e da Canção Nova os Padres: Mário Alves de Torres, Edmilson José dos Santos e Belmiro Humberto dos Santos e Gilvan Ananias
  • ØPe . Paulo Fernando Costa é nomeado 1º Pároco da nova Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Gravatá, a ser criada no dia 25 de novembro de 2013.
  • ØPe . Luciano Monteiro, atualmente Pároco de São Sebastião em Bezerros é nomeado Pároco de Nossa Senhora do Ó em Altinho
  • ØPe . Luis Antônio da Silva Filho, atualmente Administrador da Paróquia São Francisco de Assis em Caruaru é nomeado Pároco de São José em Bezerros
  • ØPe . Manoel Francisco Xavier (Pe. Bianchi), atualmente Pároco de Nossa Senhora Aparecida em Caruaru é nomeado Pároco de São Sebastião em Bezerros
  • ØPe . Eronildo Manoel da Cruz é nomeado Pároco de São Francisco de Assis (Caruaru)
  • ØPe . José Adeildo de Santana Oliveira é nomeado Administrador Paroquial de Nossa Senhora da Conceição em Riacho das Almas
  • ØPe . Roberto Ribeiro da Silva (atualmente na Diocese de Floresta) é nomeado Administrador Paroquial de Nossa Senhora Aparecida em Caruaru
  • ØMons. Geraldo Spósito de Lima: Reitor da Igreja de São Pedro em Bezerros
  • ØPe . Luis Amaro da Silva: Vigário Paroquial de S. Antônio em Agrestina.
  • ØPe . Heleno José Vieira: Cooperador da Área Pastoral do Alto do Moura
  • ØPe . José Isael Evaristo Torres: Vigário Paroquial das Paróquias de Bonito residindo em Alto Bonito
  • ØPe . José Osvaldo Cunha: Vigário Paroquial das duas Paróquias de Bezerros e Administrador da Área Pastoral de Encruzilhada de São João (Bezerros)
No mês de dezembro serão ordenados três novos sacerdotes diocesanos:

  • ØPe . Adenilton Moisés: missionário “Fidei Donum” (dom da fé) na Diocese de Óbidos
  • ØPe . Augusto Fagnê Araruna Paixão: Responsável Setor Diocesano da Juventude e Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Monte Carmelo (Caruaru)
  • ØPe . Emanuel Rodrigues: OVS, Comissão Diocesana Vocações e Ministérios; pastoral do Seminário Diocesano. Vigário Paroquial das Paróquias São José e Nossa Senhora da Assunção (Caruaru)
Os padres aqui não elencados permanecem nos respectivos cargos. As transferências acontecerão a partir de janeiro de 2013, conforme as necessidades de cada paróquia.

Até o fim de novembro serão comunicadas outras nomeações sobretudo para as coordenações diocesanas e serviços pastorais dos padres e diáconos permanentes.

De coração agradeço a disponibilidade dos nossos padres que, colocando as suas capacidades a serviço da Igreja, se tornam um exemplo para todos os diocesanos e fazem do seu sacerdócio um sinal de entrega ao Povo de Deus.

Que Jesus, o Bom Pastor, fortaleça a todos e renove o coração de cada um!

Dom Bernardino Marchió – Bispo Diocesano

Postar um comentário

0 Comentários