Slide

10/recent/ticker-posts

INSTALAÇÃO DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE CAMALAÚ – UM MARCO HISTÓRICO!

No dia 30 de abril de 2013, às 17:00 horas, na igreja São José, será oficialmente instalada a Paróquia São José de Camalaú, pelo Bispo da Diocese de Campina Grande, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, se concretizando assim, um velho e antigo sonho da comunidade camalauense. Na ocasião tomará posse como primeiro administrador paroquial, o padre Severino Albino da Silva. 

A recém criada paróquia abrangerá os municípios de Camalaú( incluídos os sítios e o Distrito de Pindurão) e São João do Tigre( incluídos os sítios e os Distritos de Cacimbinha e Santa Maria), ficando desvinculada de sua antiga paróquia São Sebastião do Umbuzeiro, a quem pertencia há mais de um século. Ao passar a condição de sede paroquial, a Igreja de Camalaú melhorará significativamente. Citarei dois exemplos que demonstram essa importante melhora: 

- Um padre passa a residir na cidade (o que já esta acontecendo), aproximando assim, o contato e a vivência com as pessoas e as comunidades. Poderá acompanhar o trabalho das diversas pastorais mais de perto, orientando sempre que necessário. Estará mais presente, conhecerá mais profundamente os problemas vividos na comunidade em termos de fé e será sempre uma importante referência; 

- Será criada uma secretaria paroquial e nos livros próprios registrados todos os batismos, crismas, 1ª eucaristias, casamentos, não precisando nos anos que se seguem, viajarmos a São Sebastião do Umbuzeiro para pegarmos, por exemplo, uma cópia de batistério ou 2ª via de casamento religioso; 

Para que esse sonho se torna-se possível foi necessário um longo processo histórico, com a participação de centenas e centenas de pessoas simples, do povo, que construíram com sua fé e coragem os caminhos que possibilitaram a instalação da nossa paróquia. Foram os que, para construir a primeira igrejinha carregavam, literalmente, na cabeça, tijolos e pedras que buscavam nas proximidades do rio Paraíba, formando uma verdadeira procissão de homens, mulheres e crianças. Falo dos anônimos que tanto zelo e amor dedicaram a nossa igreja e na ausência de um padre, celebravam, rezavam, cantavam e até limpavam, fechavam e abriam as portas do nosso templo, eram verdadeiras e autênticas igrejas vivas! Foram muitos, os que doaram desde a mais simples prenda, a uma de grande valia para fazer a construção, reforma, ampliação ou melhoria no prédio eclesial. Lembro o casal Domingos Ferreira de Brito e sua esposa que doaram as terras para construir uma igreja nos idos de 1895. Do corajoso José Cardoso da Silva, que construiu a igreja e as primeiras casas. Dos muitos padres, brasileiros ou não, que numa época de imensas dificuldades, que fosse a cavalo, andando a pé, e já não muito distante, num simples carro, sempre marcaram presença e garantiram a perpetuação da fé para as gerações futuras. Desde o padre Artur Cavalcante, primeiro vigário da Paróquia (que morreu de cólera, ainda muito jovem) até o presente momento, na administração do Padre Severino Albino, todos eles, a seu modo, foram figuras singulares na consolidação da nossa história de fé. 

Portanto, concluo este artigo, afirmando que a instalação da Paróquia São José de Camalaú é um marco histórico e que, muito irá contribuir para o crescimento do nosso povo e da nossa gente. Com as bênçãos de Deus e a intercessão do nosso padroeiro São José vivamos esse novo tempo, de graça, amor e fé! 

Camalaú-PB, 29 de abril de 2013. 
Maricélio Januário da Silva 
Professor e Historiador

Postar um comentário

0 Comentários