Slide

10/recent/ticker-posts

Secretaria de Planejamento e Gestão promove a 2ª Conferência Municipal das Cidades

Com o tema "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já" foi realizada, nesta quarta-feira (26), a 2ª Conferência Municipal das Cidades em Santa Cruz do Capibaribe
Jéssica Cavalcante e Luciano Bezerra



A conferência contou com participantes vindos da sociedade civil, de movimentos sociais, entidades de classe e poder público e dentre eles entrevistamos alguns. 

Luiz Carlos, presidente do CONDEMA

O presidente do CONDEMA, Luiz Carlos, falou para o Blog: "O dia foi interessante e a participação das pessoas também, porque demonstrou o interesse dessa população nos termos de mobilidade, questões ambientais e para que as leis municipais sejam aplicadas. Dentro da visão ambiental eu vejo a importância de levar propostas, por exemplo, questões de loteamentos que não aplicam as leis municipais, fogem da lei orgânica do município, fogem da lei de uso e ocupação do solo. E essas propostas fazem com que o município obrigue-se a aplicar as leis referentes a essas questões". declarou.

Presidente da ASCAP José Gomes Filho
A ASCAP, através dos seus diretores, marcou presença no evento e José Gomes Filho ( Menininho) afirmou: "Todo movimento é válido. Acho que uma conferência desse nível vai despertar em muitas pessoas muitas coisas boas para o município. Eu acho que conferências iguais a essa deveriam haver em todos os âmbitos, tanto na saúde, na educação e em todos os âmbitos que venha a melhorar a comunidade de uma forma geral. E alerto também que uma conferência dessa não fique só no papel, na ritualística bonita que está sendo adotada, depois ser esquecida, como ficou esquecido nosso Plano Diretor que é tão bom e tão louvável. Então acho muito importante a conferência para que se bote mais um pauzinho na fogueira para alimentar a chama do desenvolvimento."

Luciene, Vanessa Oliveira e a vereadora Jéssica Cavalcanti

A vereadora Jéssica Cavalcanti também participou e falou sobre a ocupação do solo. "A questão da terra é problemática desde os primórdios. Quando você fala em terra você fala em luta. Numa forma mais moderna eu falo da ocupação das cidades. Então hoje a gente tem muitos problemas onde as cidades crescem sem organização. Chamar o povo para discutir o que a cidade precisa, em que a sociedade pode contribuir com isso é muito importante. Fiquei muito feliz em ter participado, estava como convidada e fiquei a observar todos os grupos formados e vou aproveitar algumas ideias apresentadas para formalizar alguns projetos na Câmara".


Alencar Lopes também fez parte da mesa e disse: "As conferências existem e por serem espaços democráticos as pessoas vem e fazem suas reivindicações. O que foi feito aqui, tudo dentro do regimento, trazendo as propostas que serão encaminhadas, porque as conferências são em três níveis: a municipal, a estadual e depois a nacional. Isso é uma escada. Daqui será levado ao conhecimento do estado e o que for elencado no estado será levado para a conferência nacional. As propostas com certeza serão contempladas a exemplo das propostas sobre habitação, esgotamento sanitário, mercado imobiliário, controle urbano, mobilidade urbana, segurança, entre várias outras".


Joel Gomes, líder do MTST também participou da conferência: "A nossa visão é que as políticas públicas tratadas nessa conferência precisam ser colocadas em prática. Elas precisam, na verdade sair do papel, tomar forma, se materializar. O Brasil já está cheio de projetos que não são colocados em prática. Nós como movimento social temos a visão de que essa conferência contribuiu e muito. Fizemos propostas, principalmente no que diz respeito a habitação, no entanto o que nós precisamos é que essas propostas sejam ouvidas e sejam executadas. Nós seremos fiscais e estaremos trabalhando para que de fato Santa Cruz do Capibaribe a partir de agora seja uma referência no agreste e no estado, pois somos responsáveis pelo desenvolvimento de nossa cidade", disse ele.

Luciano Bezerra, secretário de Planejamento e Gestão
O secretário de Planejamento e Gestão sintetiza a conferência: " Nós estamos satisfeitos com a conferência. Alcançamos o objetivo que era a participação popular, apesar de algumas entidades não terem comparecido. A sociedade como um todo esteve aqui participando e apresentando as demandas. O material que foi coletado com todas as propostas serão encaminhados para o município e farão parte de uma certa forma para o orçamento participativo. Há muito tempo Santa Cruz não via discussões como essa, pois não lembro que houve outras ações como essa em que foram discutidas as demandas que a sociedade entende como prioritárias. A minha nota para esse evento e para a participação popular é 10. A forma democrática como foi discutida a eleição dos delegados, a participação do povo, os espaços que foram abertos para que o cidadão tivesse vez e voz são motivos para acreditar que foi um evento que atendeu a todas as nossas expectativas." finalizou Luciano Bezerra.


Jairo Gomes
jairogaraujo@gmail.com











Postar um comentário

0 Comentários