Slide

10/recent/ticker-posts

Violência contra a mulher é tema de palestra em Santa Cruz do Capibaribe


A Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe foi palco, na tarde desta sexta-feira (21/06), de uma importante palestra promovida pela Coordenadoria da Mulher, através do Centro de Referência da Mulher. Abordando de início a importância do Agente de Saúde no enfrentamento à violência contra a mulher, a palestra foi proferida diretamente aos Agentes Comunitários de Saúde do município.

A Coordenadora da Mulher de Santa Cruz, Clarissa Carvalho, começou falando sobre a importância do conhecimento por parte da população do funcionamento do Centro de Referência da Mulher, para a partir daí serem denunciados os casos de violência.

Clarissa abordou alguns pontos como a desvalorização da mulher na profissão, onde mesmo exercendo a mesma função que os homens recebem salário bem inferior. Um dado mostrado e que chega a assustar é que 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência no decorrer da sua vida, seja violência sexual, assédio moral e sexual, tráfico de pessoas, dificuldade de acesso a meios contraceptivos, entre outros. Mulheres de 15 a 44 anos correm mais riscos de violência doméstica do que de câncer, acidente de carro, guerra e malária, segundo dados mostrados.

O mais assustador é que 70% dos casos de violência contra as mulheres acontecem na própria residência da vítima, onde 42,5% destas agressões são praticadas pelos parceiros ou ex-parceiros.

Violência contra a Mulher em Santa Cruz

Entre 5565 municípios brasileiros, Santa Cruz do Capibaribe ocupa a 152ª posição no ranking dos municípios com mais mulheres agredidas, sendo o 14º em um total de 185 municípios do estado de Pernambuco em números de agressões às mulheres. Pernambuco é hoje o 9º estado mais violento contra a mulher, em 2006 chegou a ocupar o 1º lugar neste triste e lamentável ranking.

A mulher santacruzense, que atua como pilar do desenvolvimento econômico do município, merece uma atenção especial do poder público na criação de programas que atendam às suas necessidades.

A advogada Nadja falou sobre a assistência jurídica que o Centro de Referência da Mulher presta em Santa Cruz do Capibaribe e falou um pouco também da Lei Maria da Penha.

É função da Coordenadoria da Mulher:

  • Buscar a promoção da cidadania feminina e de igualdade entre os gêneros;
  • Articular com diferentes órgãos do governo, programas dirigidos à mulher;
  • Apoiar programas de capacitação, formação e conscientização da comunidade, em especial o funcionalismo municipal, entre outros.
O Centro de Referência da Mulher realiza acolhimento/atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, promovendo o fortalecimento da mulher e o resgate da sua cidadania. o sigilo e o respeito à privacidade das mulheres atendidas são garantidos.

O objetivo do Centro de Referência é promover a interrupção do ciclo de violência contra a mulher e prevenir futuros atos de agressão, seja ela a violência física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

Caso não haja a interrupção dos atos de violência contra a mulher, e as vítimas desejarem denunciar os agressores, os centros devem monitorar e acompanhar as ações punitivas e garantir o cumprimento da Lei Maria da Penha, que protege as mulheres da violência doméstica e familiar.

O Centro de Referência da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, na avenida José Moraes da Silva, nº 320, no Centro da cidade (ao lado do SISPOL). Fone: 37311826.

Do Blog Merece Destaque
Reportagem e fotos: Almir das Neves

Postar um comentário

0 Comentários