Slide

10/recent/ticker-posts

Pescadores formam associação e vão em busca de melhorias

Associação dos Pescadores do interior de Pernambuco promove várias ações em Santa Cruz do Capibaribe e região

Manoel, Rosalina, Touché, Marcelo e Nininho do Peixe
Sabedores da falta de apoios e de estrutura para os que vivem da pesca em nossa região foi criada a Associação de Pescadores. Tendo a  frente o Antonio João (Touché) a associação vem incentivando e promovendo cursos e palestras para que os pescadores se capacitem, ou seja aprendam técnicas de criação e manejo dos diversos estágios da produção do pescado.

"A associação está com um bom número de membros. Quem não é pescador também pode ser sócio, desde que seja maior de 16 anos de idade. Hoje são 72 pescadores cadastrados. Acreditamos que nessa região que abrange Santa Cruz, Brejo, Taquaritinga e Jataúba temos uma faixa de 300 pescadores. Os pescadores associados já foram beneficiados com uma bolsa de R$ 960,00 do programa Chapéu de Palha e também receberam capacitação do programa. Nesta segunda-feira (02) vai ter início as aulas de alfabetização e meio ambiente que o programa Chapéu de Palha promove para os associados", explicou Touché.

A associação está com sede provisória e funciona no anexo I da Câmara de Vereadores em São Domingos. Essa associação é intermunicipal e todos os pescadores dos municípios ao redor que ainda não tenham associações de pescadores formalizadas podem tornar-se membros dessa daqui. 

"Nós temos parcerias com órgãos públicos de Pesca e promovemos cursos de criação de peixes, tanto intensiva como semi-intensiva que é a criação em água parada e água corrente. A demanda foi além do esperado. Tivemos 4 turmas de 12 pescadores. Também estaremos promovendo cursos de derivados do peixe que ensinará culinária com certificado reconhecido no âmbito nacional e internacional. Esse curso vai ser ministrado na fazenda do Bida, localizada no Sítio Situação, município de Taquaritinga do Norte", afirmou o presidente da associação.

"Estive em Brasília no mês de maio e falei com alguns deputados federais quanto a recursos financeiros, através de emendas, para que associação adquira redes,  perfure poços. Todos sabem que somos carentes de água. Só que você pode criar peixes até dentro de casa. Com uma pequena caixa d'água você pode começar seu criatório. Temos a Secretaria de Pesca que também dá suporte e ajuda para o pescador no período de defeso e  ainda ensina como manejar a sua criação. O interesse da Associação é formalizar as pessoas, politizar as pessoas. Para que elas aprendam e pratiquem uma atividade que lhes dará o sustento, más com responsabilidade social e ecológica", concluiu Touché.

Quem quiser fazer parte da associação entre em contato pelo telefone (81) 9644-4428 ou se preferir procure o anexo da Câmara de São Domingos no horário de 8 ao meio-dia de terça a quinta-feira.

Postar um comentário

0 Comentários