Slide

10/recent/ticker-posts

"Luana Artilheira" conquista o público santa-cruzense

Márcio Maracajá e Leandro se apresentaram no Teatro Municipal e mostraram uma peça com muita interatividade e que agradou ao público presente

Atendendo convite do diretor de cultura Gilberto Geraldo, apresentou-se neste final de semana em nossa cidade o ator Márcio Maracajá. Ele fez dupla com o paranaense Leandro apresentando a peça "Luana Artilheira".

Leandro disse ao blog: "Estou sendo bem recepcionado e bem tratado pelo povo desta terra. Isso faz com que eu sinta vontade de voltar mais vezes. Nós tivemos pouco tempo aqui, nos apresentamos no sábado e no domingo, duas sessões em cada dia. Da próxima vez espero ter mais tempo, pois quero conhecer essa região, toda essa diversidade. Conhecer Caruaru e também Recife. Estou muito grato de estar nessa cidade e fico muito feliz em conhecer mais esse pedacinho do Brasil, esse país tão lindo e tão maravilhoso".



Márcio Maracajá, que é coordenador da Companhia "Sá Totonha", em São Paulo, também falou ao Blog Merece Destaque: "A gente vai aonde é chamado, passei dez anos sem me apresentar aqui. Espero que as pessoas acordem e lutem para que as condições do teatro melhorem. A gente tem que pensar grande. O teatro é pequeno e os equipamentos não são adequados, más a gente faz o que pode. Da próxima vez espero que as condições já estejam melhores e a gente possa trazer outros trabalhos que demandam mais estrutura".

O artista falou também da necessidade do município criar uma secretaria de cultura e cobrou das autoridades um posicionamento nesse sentido.

O diretor de cultura Gilberto Geraldo, presente no teatro, falou do projeto de criar a Secretaria de Cultura. "O governo Edson Vieira tem o pensamento de criar a Secretaria. Isso é uma questão de tempo. Já tivemos reuniões que trataram dessa questão, tanto na Conferência Municipal de Cultura quanto nessa última sexta-feira quando os artistas se reuniram e fizeram também esse pedido. Os artistas acham que a criação da secretaria trará dinheiro federal que pode chegar via Ministério da Cultura. Inclusive ações nesse sentido estão sendo feitas agora, pois uma abaixo-assinado está na entrada do teatro cujo objetivo é colher assinaturas dos que querem a criação da secretaria e que será entregue ao prefeito do município. As cidades tem que se inscrever no Sistema Nacional de Cultura. E nesses quinze dias nós faremos isso. E o próximo passo será a criação de uma Fundação de Cultura ou de um Secretaria de Cultura para Santa Cruz".

"Estamos num processo de reconstrução da cultura de Santa Cruz. Já foram encenadas algumas peças aqui. Márcio veio com essa proposta de incentivo para que as meninas voltem com seus grupos de teatro. A ideia nossa é essa. Esse primeiro ano foi de aprendizagem, más próximo ano esse pessoal vai "botar mais pegado". Ano que vem nós já teremos dotação orçamentária e também já teremos ideia do que movimenta essa cultura. Com certeza ano que vem nossas ações serão muito mais interessantes", concluiu Gilberto Geraldo.

No vídeo abaixo assista o momento em que Márcio Maracajá cobra a criação da Fundação de Cultura de Santa Cruz do Capibaribe:

Postar um comentário

0 Comentários