Slide

10/recent/ticker-posts

Uma fazenda construída e mantida com muita fé

"A Fazenda Fieza visa apoiar o desenvolvimento educacional e cultural na comunidade, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das famílias locais". Este é o lema adotado por Paulo André e que ele busca colocar em prática diuturnamente.

A ideia de Paulo André em transformar a Fazenda Fieza, que fica localizada no município de Santa Cruz do Capibaribe,  em um tipo de  laboratório da caatinga e observatório do Rio Capibaribe surgiu da necessidade que ele tinha de mostrar alguma forma de como tratar a natureza e mudar a maneira predatória que, na visão dele, é praticada pelos agricultores e criadores da regão.



"Esse local é para que os estudantes locais e de outras regiões possam usar para aulas, para estudos, para capacitação. São 35 hectares usados especificamente para reserva legal, para reserva ambiental. Aqui os jovens vem, os universitários vem e principalmente as crianças vem aprender, conhecer e mudar o meio ambiente. Mudar o meio ambiente não significa mudar os recursos naturais. Significa  viver em meio a tudo isso com interatividade", disse ele.

"Tem semana que recebemos aqui mais de mil alunos. Todas as datas pertinentes a natureza e ao meio ambiente, a exemplo de Dia do Rio, Semana da Caatinga, muitas escolas mandam seus alunos prá cá para conhecerem toda essa biodiversidade. Na semana do folclore vieram alunos aqui para conhecer e aprender sobre ervas medicinais e seus diversos usos. O tema folclore foi usado, más a gente vê que ele é intrinsecamente ligado ao tema ambiental. Aqui também vem muitos pesquisadores e várias teses de mestrado e doutorado foram pesquisados e elaborados  aqui na Fazenda Fieza", pontuou Paulo André.

"O projeto Águas de Areia, vai ser desenvolvido pela ANE (Associação Águas do Nordeste), com apoio da UFPE, UFRPE e patrocínio da PETROBRÁS e vai acontecer aqui no Rio Capibaribe. É um projeto de grande monta que vai fazer todo um levantamento social do Rio Capibaribe. A Fazenda Fieza será parte integrante desse projeto", finalizou.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Nobre Jairo,

    Muito obrigado pelo apoio e participação. Contamos com a ajuda e envolvimento pessoas para incrementar a qualidade de vida.

    Só uma correção: O projeto Águas de Areia, vai ser desenvolvido pela ANE (Associação Águas do Nordeste), com apoio da UFPE, UFRPE e patrocinio da Petrobrás. Vai acontecer aqui no Rio Capibaribe

    ResponderExcluir